Versão de Sérgio Abreu para Poco Adagio, de C.P.E. Bach: comparação e análise instrumental

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7941

Palabras clave:

Sérgio Abreu, arranjo e transcrição, Carl` Philipp Emanuel Bach, Violão

Resumen

O presente texto aborda a versão para violão solo de Sérgio Abreu do Poco adagio, da Sonata per il flauto traverso solo senzabasso, Wq 152 (H 562), de Carl Philipp Emanuel Bach (1714-1788), comparando-o com o original e analisando suas características instrumentais. Busca-se esclarecer as modificações, os procedimentos e as soluções instrumentais encontradas pelo arranjador. Abreu acrescenta linhas de baixos e acompanhamentos, modifica notas da melodia, reordena notas da melodia, modifica ritmos, substitui pausas por notas, reescreve trechos com polifonias implícitas e adiciona ornamentos. São analisados também recursos mecânicos referentes à realização prática de uma possível versão ao violão, como as digitações de melodias em uma mesma corda, o uso de cordas soltas para mudanças de posição, a utilização de dedos guias, dedos pivôs, aberturas e sobreposições inversas. A partir deste debate é possível apresentar os aspectos musicais e instrumentais do arranjo e as características envolvidas nas escolhas do arranjador.

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Biografía del autor/a

Cauã Canilha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cauã Canilha é bacharel em Violão pela UFSM, mestre em Artes pela USP, e atualmente é doutorando em Práticas Interpretativas na UFRGS, onde pesquisa a obra para violão de Alfonso Broqua. Entre 2018 e 2020 foi professor de Música na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em 2022 foi professor de Música no Instituto Federal de Sertão (IFRS) e atualmente leciona na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). ORCID: https://orcid.org/0009-0009-1118-7732. E-mail: cauabcanilha@gmail.com

Daniel Wolff, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Daniel Wolff é bacharel em Música - Habilitação Violão – pela Escuela Universitária de Música de la Universidad de La República (Montevidéu, 1989), Mestre em Música - Guitar Performance – pela Manhattan School of Music (Nova Iorque, 1991) e Doutor em Música - DMA pela Manhattan School of Music (Nova Iorque, 1998). Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ex-Professor visitante da Universität der Künste Berlin (pós-doutorado) e da Universidade de Aveiro. Orientador de Mestrado e Doutorado. Ministrou cursos em universidades e festivais de música, publicou artigos e partituras, gravou discos e deu recitais em diversos países. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0839-9098. E-mail:daniel@danielwolff.com

Edelton Gloeden, Universidade de São Paulo

Edelton Gloeden é professor e concertista com ampla atividade no cenário musical brasileiro. Possui graduação em Instrumento pela Faculdade Carlos Gomes (1992), mestrado em Musicologia (1996) e doutorado em Artes (2002), ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor de Violão na graduação e orientador no programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Áreas de concentração: Performance e Questões Interpretativas. Foi diretor artístico e pedagógico do Festival Leo Brouwer entre 2008 e 2013. É coordenador do grupo de pesquisa Violão: ensino, transcrição e abordagens interpretativas do repertório nos séculos XIX a XXI.ORCID: https://orcid.org/0009-0008-6816-1042. E-mail: edeltongloeden@uol.com.br

Citas

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Publicado

2023-10-12

Cómo citar

Canilha, C., Wolff, D., & Gloeden, E. . (2023). Versão de Sérgio Abreu para Poco Adagio, de C.P.E. Bach: comparação e análise instrumental. Revista Vórtex, 11(2), 1–41. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7941

Número

Sección

Dossiê “Homenagem a Sérgio Abreu: violão, contextos, práticas e personagens”

Métrica