Sergio Abreu’s arrangement of the Poco Adagio, by C.P.E. Bach: comparison and instrumental analysis

Visualizações: 50

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7941

Keywords:

Sérgio Abreu, arrangement and transcription, Carl Philipp Emanuel Bach, classical guitar

Abstract

This article discusses the version for solo guitar by Sérgio Abreu of the Poco adagio, from the Sonata per il flauto traverso solo senza basso, Wq 152 (H 562), by CPE Bach, comparing it with the original and analyzing its instrumental characteristics. It seeks to clarify the changes, procedures and instrumental solutions found by the arranger. Abreu adds bass lines and new accompaniments, modifies and reorders melody notes, modifies rhythms, replaces rests with notes, rewrites passages with implicit polyphonies and adds ornaments. Resources related to the practical realization of a possible version on the guitar are also analyzed, such as melodic fingerings choices on a single string, the use of open strings for position changes, the use of guide fingers, pivot fingers, stretches and inverse overlaps. From this debate it is possible to present the musical and instrumental aspects of the arrangement and the characteristics involved in the arranger's choices.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cauã Canilha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cauã Canilha é bacharel em Violão pela UFSM, mestre em Artes pela USP, e atualmente é doutorando em Práticas Interpretativas na UFRGS, onde pesquisa a obra para violão de Alfonso Broqua. Entre 2018 e 2020 foi professor de Música na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em 2022 foi professor de Música no Instituto Federal de Sertão (IFRS) e atualmente leciona na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). ORCID: https://orcid.org/0009-0009-1118-7732. E-mail: cauabcanilha@gmail.com

Daniel Wolff, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Daniel Wolff é bacharel em Música - Habilitação Violão – pela Escuela Universitária de Música de la Universidad de La República (Montevidéu, 1989), Mestre em Música - Guitar Performance – pela Manhattan School of Music (Nova Iorque, 1991) e Doutor em Música - DMA pela Manhattan School of Music (Nova Iorque, 1998). Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ex-Professor visitante da Universität der Künste Berlin (pós-doutorado) e da Universidade de Aveiro. Orientador de Mestrado e Doutorado. Ministrou cursos em universidades e festivais de música, publicou artigos e partituras, gravou discos e deu recitais em diversos países. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0839-9098. E-mail:daniel@danielwolff.com

Edelton Gloeden, Universidade de São Paulo

Edelton Gloeden é professor e concertista com ampla atividade no cenário musical brasileiro. Possui graduação em Instrumento pela Faculdade Carlos Gomes (1992), mestrado em Musicologia (1996) e doutorado em Artes (2002), ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor de Violão na graduação e orientador no programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Áreas de concentração: Performance e Questões Interpretativas. Foi diretor artístico e pedagógico do Festival Leo Brouwer entre 2008 e 2013. É coordenador do grupo de pesquisa Violão: ensino, transcrição e abordagens interpretativas do repertório nos séculos XIX a XXI.ORCID: https://orcid.org/0009-0008-6816-1042. E-mail: edeltongloeden@uol.com.br

References

ABREU, Sérgio. Manuscrito de Poco Adagio, da Sonata flauto transverso solo senza basso, Wq 152 (H 562), de C.Ph.E. Bach. Manuscrito (Partitura), 4.p. Violão solo. s/d.

ALÍPIO, Alisson. Teoria da Digitação: um protocolo de instâncias, princípios e perspectivas para a construção de um cenário digitacional ao violão. 2014. Tese (Doutorado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

AMORIM, Humberto; MARTELLI, Paulo. Funções e perspectivas históricas de transcrições e arranjos para violão no Brasil: o caso de Melchior Cortez (1882-1947). ORFEU, Florianópolis, v.7, n.3, 37p., outubro de 2022. DOI: https://doi.org/10.5965/2525530407022022e0109

BACH, Carl Philip Emanuel. Manuscrito de Sonata flauto transverso solo senza basso, Wq 152 (H 562). Manuscrito (Partitura). Disponível em https://vmirror.imslp.org/files/imglnks/usimg/8/89/IMSLP26944-PMLP04561-BachCPE_Solo_Flute_Sonata_Wq132_ms.pdf . Acesso em 26 abr. 2023.

BACH, Carl Philipp Emanuel. Sonata flauto transverso solo senza basso. Berlin Musikalisches Mancherley, 1763. Edição de George Ludewig Winter (Partitura). 2.p. Flauta solo.

CANILHA, Cauã. Uma análise mecânica sobre os 25 Etudes Mélodiques et Progressivas Op.60 para violão, de Matteo Carcassi. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

CARLEVARO, Abel. Escuela de la Guitarra. Buenos Aires: Barry Editorial, 1979.

CARLEVARO, Abel. ESCANDE, Alfredo (Org.). Diccionario de la escuela de Abel Carlevaro. Nomenclatura alfabética: definiciones y explicaciones. Buenos Aires: Barry Editorial, 2006.

DIAS, Ricardo. Sérgio Abreu: uma biografia. Rio de Janeiro: edição independente, 2015.

FERNANDEZ, Eduardo. Técnica, mecanismo, aprendizaje: Una investigación sobre llegar a ser guitarrista. Montevideo: ART Ediciones, 2000.

WOLFF, Daniel. Transcribing for guitar: a comprehensive method. 1998. Tese (Doutorado em Música) - Manhattan School of Music, Nova Iorque, 1998.

Published

2023-10-12

How to Cite

Canilha, C., Wolff, D., & Gloeden, E. . (2023). Sergio Abreu’s arrangement of the Poco Adagio, by C.P.E. Bach: comparison and instrumental analysis. Vortex Music Journal, 11(2), 1–41. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7941

Issue

Section

Dossier “Homage to Sérgio Abreu: guitar, contexts, practices and characters”

Metrics