Bastidores do “Concerto para Violão e Orquestra” de Francisco Mignone por Sérgio Abreu
Visualizações: 61DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.2.7933Palabras clave:
Sérgio Abreu, Francisco Mignone, Concerto para violão e orquestra, violão, inventividadeResumen
Este artigo enfoca os bastidores de uma pesquisa de doutoramento envolvendo indagações, preocupações e apontamentos técnicos e musicais de Sérgio Abreu (1948–2023) na ocasião de escrita da tese e no momento em que ele elaborou sugestões para o Concerto para Violão e Orquestra de Francisco Mignone (1897–1986). Após análises preliminares de outras obras do repertório violonístico, associamos as sugestões do violonista à tradição revisional iniciada por Andrés Segovia (1893–1987) e ao conceito de “relação horizontal (não hierarquizada)” entre intérpretes e compositores. Posteriormente, subentendemos dois grupos visando enquadrar cinco dentre as trinta sugestões propostas, sendo uma delas representativa da conciliação entre técnica e música, de âmbito local, e outras quatro claramente alinhadas no segundo grupo, inventivo-musical, com base nas quais fazemos conjecturas macroestruturais e aportes consequentes à obra.
Descargas
Citas
ABDO, Sandra Neves. Execução/Interpretação musical. Per Musi. Belo Horizonte, v.1, p. 16-24, 2000.
ALMEIDA, Alexandre Zamith. Por uma visão de música como performance. Opus, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 63-76, dez. 2011.
APRO, Flávio. Os fundamentos da interpretação musical: aplicabilidade nos 12 estudos para violão de Francisco Mignone. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2004.
ABREU, Sérgio. [Correspondência eletrônica]. Destinatário: Xxxxx Xxxxx <. xxxxxxx, 14 out. 2011.
ABREU, Sérgio. [Correspondência eletrônica]. Destinatário: Xxxxx Xxxxx <. xxxxxxx, 07 fev. 2012.
ABREU, Sérgio. [Correspondência eletrônica]. Destinatário: Xxxxx Xxxxx <. xxxxxxx, 08 fev. 2012.
ABREU, Sérgio. [Correspondência eletrônica]. Destinatário: Xxxxx Xxxxx <. xxxxxxx, 10 fev. 2012.
ABREU, Sérgio. [Correspondência eletrônica]. Destinatário: Xxxxx Xxxxx <. xxxxxxx, 20 jan. 2013.
ABREU, Sérgio. [Correspondência eletrônica]. Destinatário: Xxxxx Xxxxx <. xxxxxxx, 13 jan. 2013.
ABREU, Sérgio. [Correspondência eletrônica]. Destinatário: Xxxxx Xxxxx <. xxxxxxx, 22 jan. 2013.
ABREU, Sérgio. Fandango [Tres Piezas Españolas], Joaquín Rodrigo: cópia de manuscrito extraído da gravação de Andrés Segovia (1959). (Partitura), Violão.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e abusos da história oral. (8ª edição) Rio de Janeiro: Editora FGV, p. 183-191, 2006.
KUEHN, F. M. C. Interpretação – reprodução musical – teoria da performance: reunindo-se os elementos para uma reformulação conceitual da(s) prática(s) interpretativa(s). Per Musi, Belo Horizonte, n.26, p.7-20, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-75992012000200002
LABOISSIERE, Marília. Interpretação Musical: a dimensão recriadora da comunicação poética. São Paulo, Anablume, 2007.
LIMA, Sonia A. de (org.). Performance & interpretação: uma prática interdisciplinar. São Paulo: Musa 2006.
OROSCO, Maurício. Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone: edição crítica a partir da versão de Sérgio Abreu. São Paulo. 346 f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo, 2013.
PAGANINI, Niccolò. Grand sonata: per chitarra sola con accompagnamento di violin. Ed. Giuseppe Gazzelloni. USA: Chanterelle, 1990. (Partitura), 48p. Violão e Violino.
MADEIRA, Bruno. Horizontalizando Relações entre Obra, Performances, Compositor e Performer. Revista Vórtex, Curitiba, v.8, n.3, p. 1-12, 2020. DOI: https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.3
MIGNONE, Francisco. Concerto para violão e orquestra. Rio de Janeiro: Rio-Arte Editora, 1975. Redução (Partitura), 36p. Violão e Piano.
PEREIRA, Flávia Vieira. As práticas de reelaboração musical. 2011. 308 f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
RIMSKY-KORSAKOV, N. Principles of Orchestration. New York: Dover, 1964.
RODRIGO, Joaquín. Fandango, in: Tres Piezas Españolas. Mainz, Schott’s, 1963. (Partitura), 5p. Violão.
RODRIGO, Joaquín. Fandango, in: Tres Piezas Españolas. Cópia de manuscrito de Sérgio Abreu. (Partitura), 5p. Violão.
SILVA, Luciano Cesar Morais e. Sérgio Abreu: sua herança histórica, poética e contribuição musical através de suas transcrições para violão. São Paulo. 204. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo, 2007.
XXXXX, xxxxx. [Correspondência eletrônica]. Destinatário: Xxxxx Xxxxx . xxxxxxx, 21 set. 2011.
WENDLAND, Von Andrzej. Alexandre Tasman: Cavatina/Parte 1 (Prelúdio e Sarabanda). Gitarre & Laute 3, German, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Maurício Orosco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.