A preparação do regente na construção da sonoridade orquestral

Visualizações: 153

Autores/as

  • Hermes Coelho Gomes Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Eduardo Augusto Östergren Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.1.759

Resumen

Este artigo é uma breve reflexão sobre a preparação do regente no trabalho de construção da sonoridade orquestral. Uma orquestra, com suas diversas possibilidades de formação instrumental e atuação, conta, individualmente, com músicos de alta qualidade interpretativa, entretanto, seu resultado sonoro está intimamente ligado à competência do regente em transmitir suas ideias aos músicos, fundamentada em seu estudo individual, anterior ao primeiro ensaio e sua capacidade de comunicação, principalmente durante o perí­odo de preparação. O artigo aponta, de forma pragmática, elementos para o estudo e a preparação do regente e ainda indica possibilidades técnicas adicionais propondo caminhos, como ferramentas, que o auxiliem na execução de sua tarefa de condução.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hermes Coelho Gomes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutor em Música pelo Instituto de Artes da Unicamp (2012) com a tese: O regente orquestral contemporâneo por uma visão contextualizada; Mestre em Música pela Unicamp com a dissertação: Sinfonia dos Salmos de Igor Stravinsky: subsí­dios para uma interpretação. Coordenador dos grupos de música de câmara da PUC Campinas; Regente da Orquestra e Coral Ars Musicalis; Coral Exsultate. Maiores informações http://arsmusicalis.blogspot.com.

Eduardo Augusto Östergren, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutor em Música pela Indiana University (1978) e "Laureate Conductor, Lafayette Symphony Orchestra, Indiana". Atualmente é professor doutor no Instituto de Artes da Unicamp e Diretor Artí­stico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sorocaba. Tem experiência na área de Humanas, com ênfase em Lingüí­stica, Letras e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: Orquestra Sinfônica, História da Música, Pesquisa Musical, Regência Orquestral e Coral.

Publicado

2015-06-30

Cómo citar

Gomes, H. C., & Östergren, E. A. (2015). A preparação do regente na construção da sonoridade orquestral. Revista Vórtex, 3(1), 159–175. https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.1.759