A Unidade da obra musical a partir da Metafísica de Aristóteles

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.6820

Palabras clave:

Unidade em música, Aristóteles, Filosofia da Música, Estética Musical

Resumen

No presente artigo busca-se introduzir uma discussão sobre a unidade da obra musical a partir dos sentidos primordiais propostos pelo filósofo na Metafísica. O problema é: Em que sentido a obra musical pode ser una, considerando os significados primordiais de uno discutidos por Aristóteles? A discussão se inicia em torno da noção de obra musical. A seguir, são introduzidos alguns aspectos do pensamento musical aristotélico para abordar, mais tarde, a continuidade como sentido primordial de unidade e posteriormente desdobrar a contemplação do problema da unidade musical em apontamentos distintos concentrados na noção de variedade e no problema do belo. Por fim, sobre essas bases, também são introduzidas algumas questões relativas ao problema da unidade enquanto valor representado. Espera-se que este trabalho estimule reflexões filosóficas sobre problemas composicionais e contribua na discussão sobre a unidade da obra musical.

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Biografía del autor/a

Paul Wegmann, Universidade Federal do Paraná

Paul Wegmann é guitarrista, compositor, produtor e educador musical. Iniciou seus estudos superiores em guitarra elétrica na Escuela Moderna de Música (Santiago do Chile), continuando no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí (São Paulo, Brasil), em guitarra Mpb/Jazz. É Bacharel em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UNESPAR), mestrando em Criação Sonora pela Universidade Federal do Paraná com bolsa Capes e realiza Especialização em Música Eletroacústica na UNESPAR. Tem estreado obras em eventos locais e internacionais dedicados à música contemporânea de concerto e composto trilhas sonoras para cinema e obras teatrais. Publicou trabalhos acadêmicos no Brasil e na Espanha. É professor do curso de Composição e Arranjo Instrumental no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba desde 2015 e desenvolve pesquisas nas áreas de composição com suporte tecnológico, programação criativa (Max/Msp), improvisação, filosofia da música e educação musical. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3530-9537. E-mail: paul.wegmann.p@gmail.com

Indioney Rodrigues, Universidade Federal do Paraná

Indioney Rodrigues é compositor, arranjador e educador musical. Estuda aspectos do tempo musical e da temporalidade do processo composicional musical (PhD, UL, Londres), gesto polimétrico e politempo (mestrado, USP, SP). É professor associado da Universidade Federal do Paraná. Seus atuais interesses de pesquisa incluem o estudo de aspectos temporais, epistemológicos e ontológicos envolvidos no processo criativo musical, e aspectos rítmicos formais emergentes no ato composicional. Também desenvolve pesquisas em processos criativos experimentais envolvendo improvisação livre, tecnologias interacionais e de realidade aumentada, e interfaces artísticas multiartes, incluindo performances híbridas, teatro musical e ópera. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9292-7724. E-mail: indioney@gmail.com

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Publicado

2022-09-29

Cómo citar

Wegmann, P., & Rodrigues, I. (2022). A Unidade da obra musical a partir da Metafísica de Aristóteles. Revista Vórtex, 10(2), 1–33. https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.6820

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