Em busca da sonoridade no contexto da Música Popular
Visualizações: 329DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.2.6761Palabras clave:
Análise musical, sonoridades, música popular, música de montagem, composiçãoResumen
Se o álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Heart Club” (1967) representou um marco na história da música popular, foi também por ter ajudado a definir uma nova estética musical no âmbito da música midiatizada: a estética da sonoridade. Segundo Molina (2014), durante a produção do álbum foram propostas manobras de criação em estúdio, a partir da sobreposição de camadas sonoras, o que o autor nomeou como Música de Montagem. A contribuição deste artigo é dialogar com o conceito de Música de Montagem ao apresentar ferramentas que contribuem tanto para o processo de análise quanto de composição, tendo a sonoridade como objeto. Tais ferramentas são fruto de uma síntese dos recursos apresentados por Molina (2014) e por Guigue (2011). No final do artigo, propomos uma discussão acerca dos possíveis desdobramentos do uso dessas ferramentas para análise em outros contextos musicais, evidenciando o impacto dessa estética na música popular.
Descargas
Citas
ANGER, Violaine (org.). La sens de la musique. Paris: Rue d’Uilm, 2005.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora brasiliense, 1994.
EIGENFELDT, Arne. Exploring moment-form in generative music. Conference: Sound and Music Computing, Hamburg, 2016.
FERRAZ, Silvio. Livro das sonoridades: notas dispersas sobre composição. Rio de Janeiro: 7 letras, 2013
GUIGUE, Didier. Estética da sonoridade. São Paulo: Perspectiva, 2011.
KRAMER, Jonathan D. Moment Form in Twentieth Century Music. The Musical Quarterly Vol. 64, No. 2 , pp. 177-194 (18 pages). Published By: Oxford University Press, 1978.
JAROCINSKY, Stephan. Debussy, impressionisme et symbolisme. Paris: Seuil, 1970.
MACHÊ, François-Bernard. Connaissance des structures sonores. La Revue Musicale, n. 244, 1959.
MOLINA, Sergio. A composição de música popular cantada: A construção de sonoridades e a montagem dos álbuns no pós-década de 1960. 2014.Tese (doutorado em música). USP, São Paulo, 2014.
SOLOMOS, Makis. From Music to Sound: The Emergency of Sound in 20th- and 21th- Century Music. Routledge, 2019.
PETERSON, R.A. ‘Prof. compares disco to jazz and rock eras’. Billboard, 22 de julho, p. 61. 1978.
ROSA, Gilberto; MANZOLLI, Jônatas. A DAW e o loop criativo: entre o determinismo tecnológico e a tábula rasa. In: XXXI Congresso da ANPPOM, João Pessoa, 2021.
TATIT, Luiz. A canção: eficácia e encanto. São Paulo: Atual, 1986.
___________. Semiótica da canção: melodia e letra. São Paulo: Escuta, 1994.
REFERÊNCIAS FONOGRÁFICAS
BJÖRK. Crystalline. Universal International, 2011.
CAYMMI, Dorival (Compositor e intérprete). É doce morrer no mar. Odeon Records, 1954.
DA VIOLA, Paulinho (Compositor e intérprete). Sinal Fechado. Odeon Records, 1970.
LENNON, John; MCCARTENY, Paul (Compositores e intérpretes). Strawberry fields forever. Parlophone, 1967.
LENNON, John; MCCARTNEY, Paul (Compositores e intérpretes).Blackbird. Apple Records, 1968.
NASCIMENTO, Milton; BASTOS, Ronaldo. Fé cega, faca amolada. EMI, 1975.
NASCIMENTO, Milton; BORGES, Lô (Compositores). Clube da esquina. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, 1972.
NASCIMENTO, Milton. Milagre dos Peixes. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, 1973.
THE BEATLES. Sgt. Pepper’s Lonely Heart Club Band. Parlophone, 1967.
THE BETALES. Revolver. Capitol Records, 1966.
VELOSO, Caetano; COSTA, Gal; GIL, Gilberto; LEÃO, Nara; OS MUTANTES; TOM ZÉ (Compositores e intérpretes). Panis et Circenses. Philips Records, 1968.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Luisa Meirelles, Jônatas Manzolli, Regina Machado
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.