Xie He: composição musical, modulação e ritornelo
Visualizações: 97DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2014.2.2.459Resumen
Neste breve ensaio procuro apresentar uma poética composicional, tendo por base um cruzamento entre pensamento específico da pintura chinesa e noções da filosofia ocidental que dialogam com tal pensamento. Proponho assim um cruzamento das noções de quatro autores Gilbert Simondon, Gilles Deleuze e Félix Guattari e Xie He: as noções de modulação e ritornelo em contraponto aos seis cânones da pintura clássica chinesa, propostos pelo pintor e calígrafo chinês Xie He, no séc. V. De certo modo retomo a relação entre Xie He e a filosofia da diferença através do que está traçado nos escritos e aulas de Gilles Deleuze. O ponto de articulação entre as diferentes proposições está justamente no conceito de Ritornelo, proposto por Guattari e Deleuze em seu livro Mille Plateaux. e na modulação como motor principal deste conceito (compreendida a partir das proposições de Gilbert Simondon). Ao longo do ensaio apresento os dois primeiros cânones da pintura chinesa, os aproximando passo a passo da noção de modulação para, por fim, apresentar uma leitura do conceito de ritornelo e o modo como tais conceitos, noções e cânones podem se fazer presentes no processo composicional da música atual.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-12-30
Cómo citar
Ferraz, S. (2014). Xie He: composição musical, modulação e ritornelo. Revista Vórtex, 2(2), 19–31. https://doi.org/10.33871/23179937.2014.2.2.459
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2014 Silvio Ferraz
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.