Xie He: composição musical, modulação e ritornelo

Visualizações: 97

Autores/as

  • Silvio Ferraz USP

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2014.2.2.459

Resumen

Neste breve ensaio procuro apresentar uma poética composicional, tendo por base um cruzamento entre pensamento especí­fico da pintura chinesa e noções da filosofia ocidental que dialogam com tal pensamento. Proponho assim um cruzamento das noções de quatro autores Gilbert Simondon, Gilles Deleuze e Félix Guattari e Xie He: as noções de modulação e ritornelo em contraponto aos seis cânones da pintura clássica chinesa, propostos pelo pintor e calí­grafo chinês Xie He, no séc. V. De certo modo retomo a relação entre Xie He e a filosofia da diferença através do que está traçado nos escritos e aulas de Gilles Deleuze. O ponto de articulação entre as diferentes proposições está justamente no conceito de Ritornelo, proposto por Guattari e Deleuze em seu livro Mille Plateaux. e na modulação como motor principal deste conceito (compreendida a partir das proposições de Gilbert Simondon). Ao longo do ensaio apresento os dois primeiros cânones da pintura chinesa, os aproximando passo a passo da noção de modulação para, por fim, apresentar uma leitura do conceito de ritornelo e o modo como tais conceitos, noções e cânones podem se fazer presentes no processo composicional da música atual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvio Ferraz, USP

Professor Associado de Composição do Departamento de Música da ECA-USP. Autor de Música e Repetição: aspectos da diferença na música do século XX (Educ: S.Paulo. 1998), Livro das Sonoridades (Ed. 7 Letras: Rio. 2003), Notas do Caderno Amarelo e Páginas sobre tempo e espaço na composição musical (Tese de livre Docência-Unicamp).

Publicado

2014-12-30

Cómo citar

Ferraz, S. (2014). Xie He: composição musical, modulação e ritornelo. Revista Vórtex, 2(2), 19–31. https://doi.org/10.33871/23179937.2014.2.2.459

Métrica