Xie He: composição musical, modulação e ritornelo
Visualizações: 97DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2014.2.2.459Abstract
Neste breve ensaio procuro apresentar uma poética composicional, tendo por base um cruzamento entre pensamento específico da pintura chinesa e noções da filosofia ocidental que dialogam com tal pensamento. Proponho assim um cruzamento das noções de quatro autores Gilbert Simondon, Gilles Deleuze e Félix Guattari e Xie He: as noções de modulação e ritornelo em contraponto aos seis cânones da pintura clássica chinesa, propostos pelo pintor e calígrafo chinês Xie He, no séc. V. De certo modo retomo a relação entre Xie He e a filosofia da diferença através do que está traçado nos escritos e aulas de Gilles Deleuze. O ponto de articulação entre as diferentes proposições está justamente no conceito de Ritornelo, proposto por Guattari e Deleuze em seu livro Mille Plateaux. e na modulação como motor principal deste conceito (compreendida a partir das proposições de Gilbert Simondon). Ao longo do ensaio apresento os dois primeiros cânones da pintura chinesa, os aproximando passo a passo da noção de modulação para, por fim, apresentar uma leitura do conceito de ritornelo e o modo como tais conceitos, noções e cânones podem se fazer presentes no processo composicional da música atual.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-12-30
How to Cite
Ferraz, S. (2014). Xie He: composição musical, modulação e ritornelo. Vortex Music Journal, 2(2), 19–31. https://doi.org/10.33871/23179937.2014.2.2.459
Issue
Section
Research Papers
License
Copyright (c) 2014 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.