Desenvolvimento e Construção do Sistema de Baquetas para Pequenos Instrumentos Suspensos - SIBAPIS2020

Visualizações: 118

Autores/as

  • Fernando Chaib Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ronan Gil Instituto Federal de Goiás
  • Charles Augusto Universidade Federal de Ouro Preto
  • Leandro Silva
  • Tiago Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.3.12

Palabras clave:

Inovação Tecnológica, Pequenos Instrumentos de Percussão, Percussão Múltipla, Protótipo, SIBAPIS2020

Resumen

Observando obras diversas referente ao repertório percussivo (quer seja a solo, de câmara ou até mesmo sinfônica) percebemos que, em muitos casos, a impossibilidade de troca de baquetas em certos trechos musicais que envolvem montagens de percussão múltipla compromete a sonoridade de determinados instrumentos. Ao realizarmos um estudo sobre patentes e marcas registradas a respeito de sistemas de baquetas que permitem tocar pequenos instrumentos suspensos sem a necessidade de segurar os instrumentos e suas baquetas especí­ficas, foi possí­vel vislumbrarmos melhorias e ideias inovadoras para esse tipo de performance. Utilizando softwares licenciados para projetos em 3D, desenvolvemos e construí­mos o Sistema de Baquetas para Pequenos Instrumentos Suspensos - SIBAPIS2020. Tratando-se de um sistema com funcionalidades melhoradas e ampliadas em relação ao já existente no mercado, pretendemos contribuir para o melhoramento da performance percussiva, particularmente no contexto de pequenos instrumentos inseridos em montagens de percussão múltipla.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Chaib, Universidade Federal de Minas Gerais

Fernando Chaib <www.fernandochaib.com> atua como performer em diversos paiÌses como Alemanha, AÌustria, ItaÌlia, Portugal, Espanha, EUA, Uruguai, Chile, Venezuela, Brasil, China e Taiwan. Bacharel em Percussão pela UNESP, realizou Mestrado e Doutorado na Universidade de Aveiro (Portugal). Possui preÌ‚mios como solista e cameriÌsta em Portugal, ItaÌlia e Brasil. Vem apresentando e publicando trabalhos cientiÌficos em eventos no Brasil, Portugal, Argentina, Uruguai e CanadaÌ e em perioÌdicos indexados. EÌ professor de percussão da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando na Graduação e PoÌs-Graduação dessa universidade. Atualmente dirige o Grupo de Percussão da UFMG, o coletivo percussivo ¿Silencie? além de ser Editor-chefe da Per Musi Revista Acadêmica de Música. ORCID http://orcid.org/0000-0001-9606-6335

Ronan Gil, Instituto Federal de Goiás

Ronan Gil www.ronangil.com é Mestre em Composition et Interprétation Musicale pela Université de Strasbourg (França). Possui Especialização em teclados de percussão pelo Conservatoire de Strasbourg (onde foi professor), estudando com Emmanuel Sejourné. É Bacharel em Percussão pela UNESP, recebendo o Prêmio de Excelência em Pesquisa. Trabalhou com Tom Mays, Antoine Spindler, Yves Kayser e Philippe Aubry. Fundou e integrou grupos como: Babel Trio, DUALpha, Ensemble Vertebrae Accroche Note, Texture Ensemble da Milano. Realiza estreias absolutas e primeiras audições nos continentes americano e europeu. Sua discografia inclui gravações com variadas formações. É professor de percussão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Atualmente cursa o Doutorado pela Universität Basel e Hochschule für Musik Basel no programa Kooperationprojekt Musikwissen. ORCID https://orcid.org/0000-0001-7492-3818

Charles Augusto, Universidade Federal de Ouro Preto

Charles Augusto é Mestre em música pela UFMG e graduado pela UNESP. É professor de percussão e percepção musical da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) além de diretor artí­stico do Grupo de Percussão da UFOP. Atualmente direciona seus principais trabalhos para performances de música e tecnologia. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4707-9628

Leandro Silva

Leandro César www.leandrocesar.art é músico, construtor de instrumentos e esculturas sonoras. Vem se aprofundando no trabalho de invenção e criação de instrumentos permeando a canção até a música contemporânea e experimental. Trabalhou com o grupo UAKTI na manutenção de instrumentos, em turnês como técnico excursionando por todo Brasil, EUA e diversos paí­ses da Europa. Como compositor e arranjador tem seu trabalho registrado em diversos shows e discos de Irene Bertachini, Urucum, Diapasão, Coletivo ANA, Rafael Dutra, Makely Ka, Ilumiara e outros. Trabalhou ao lado de Benjamim Taubkin, Marco Antônio Guimarães, Tom Zé, Marco Scarassatti, Lí­vio Tragtenberg, Mauro Rodrigues, Décio Ramos, Titane, Ná Ozzetti, Déa Trancoso, Rafael Martini, Alexandre Andrés e Felipe José. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2875-8329

Tiago Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Tiago Silva é graduando do curso de Design da UFMG, vem trabalhando como bolsista PIBIC sob orientação do prof. Fernando Chaib. Possui artigos e resumos publicados em congressos nacionais.ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6457-9758

Citas

BARTÓK, Bèla. Sonata for two pianos and percussion. London: Boosey & Hawkes, 1942.

BAXTER, Mike. R. Projeto de Produto - Guia Prático para o Design de Novos Produtos; 3ª ed.; trad. Itiro Iida. São Paulo: Edgard Blücher Ltdª, 2011.

BROWN, T. Dennis. The bass drum pedal: In The Beginning! Percussive Notes, V. 21, N. 2. p. 28-32, Jan. 1983.

DOBNEY, Jason. Development of the Orchestral Snare Drum in the United States. Percussive Notes, V. 42, N.3, p. 60-67, Jun. 2004

JONES, Timothy A. History and Development of the Early Snare Strainer, 1889–1920. Percussive Notes, V. 42, N. 1, p. 60-63, Fev. 2004.

LUDWIG, W. F. Ludwig: A Retrospective Celebration. Percussive Notes, V. 40, N. 3. p.8-17, Jun. 2002.

MATTINGLY, Rick. The percussion industry. In: HARTENBERGER, Russell. The Cambridge Companion to Percussion. Cambridge: Cambridge University Press, p.67-81, 2016.

MORAES, JoseÌ Geraldo Vinci de . Entrevista com o professor Arnaldo Daraya Contier. Revista de HistoÌria São Paulo, N.157 2007. DisponiÌvel em: http: <https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19067 > Acesso em 12 dez 2015.

MORAIS, Ronan Gil e STASI, Carlos. MuÌltiplas faces: surgimento, contextualização histoÌrica e caracteriÌsticas da percussão muÌltipla. Opus, GoiaÌ‚nia, V. 16, N. 2, p. 61-79, Dez. 2010.

REED, Brett. "Building a Set of Sixxen". Percussive notes, Vol. 41, No. 3, p. 48-50, 2006.

STALLARD, Carolyn J. The Vibraphone: Past, Present and Future. Percussive Notes, V.53, N.3, p.52-54, jul. 2015.

STOCKHAUSEN, Karlheinz. Zyklus Nr. 9. Universal Edition. Viena. 1959.

TULLIO, Eduardo Fraga. O Grupo do Brooklin – Semente da Percussão ContemporaÌ‚nea no Brasil. Tese de Doutorado. DeCA/Universidade de Aveiro. 2014.

UNITED STATES PATENT AND TRADEMARK OFFICE <https://patentscope.wipo.int/search/en/detail.jsf?docId=US39053842&recNum=8&office=&queryString=stand+damper&prevFilter=&sortOption=Relevance&maxRec=2 3462> Acesso em: mar.2020.

US PATENT OFFICE <https://pdfpiw.uspto.gov/.piw?PageNum=0&docid=07009098&IDKey=3110215BDC72%0D%0A&HomeUrl=http%3A%2F%2Fpatft.uspto.gov%2Fnetacgi%2Fnph-Parser%3FSect1%3DPTO2%2526Sect2%3DHITOFF%2526p%3D1%2526u%3D%25252Fnetahtml%25252FPTO%25252Fsearch-bool.html%2526r%3D1%2526>. Acesso em: mar. 2019.

VANLANDINGHAM, Larry. "The Percussion Ensemble: 1930¬1945". Part 1. Percussionist, Vol. 9, No. 3, 1972 (a).

______. "The Percussion Ensemble: 1930-1945". Part 2. Percussionist, Vol. 9, No. 4, 1972 (b).

WUORINEN, Charles. Janissary Music. Nova Iorque: CF Peters Co., 1967.

YOKEN, David. "Interview with Iannis Xenakis". Percussive Notes, Vol. 28, No. 3, p. 53­58, 1990.

Publicado

2021-12-15

Cómo citar

Chaib, F., Gil, R., Augusto, C., Silva, L., & Silva, T. (2021). Desenvolvimento e Construção do Sistema de Baquetas para Pequenos Instrumentos Suspensos - SIBAPIS2020. Revista Vórtex, 9(3), 12. https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.3.12

Métrica