Perfis composicionais como base metodológica para a modelagem do Prelúdio n.2 de Santoro

Authors

  • Daniel Moreira Universidade Federal do Rio de Janeiro | Conservatório Brasileiro de Música
  • Helder Oliveira Universidade Estadual do Maranhão
  • Leandro Chrispim Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lucas Padrão Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Roberto Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Vilane Trindade Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Liduino Pitombeira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.3.11

Keywords:

Modelagem sistêmica, Modelagem de Perfil, Prelúdios de Cláudio Santoro, Planejamento composicional

Abstract

Neste artigo, realizamos a modelagem do "Prelúdio n.2" , de Claudio Santoro, com a finalidade de determinar um sistema composicional hipotético com potencial de gerar uma nova obra, aparentada somente em ní­vel profundo com a obra original. Durante a fase analí­tica foram propostos cinco perfis composicionais totalmente distintos e, partindo desses perfis, chegamos aos sistemas composicionais S2 e S3. Esses sistemas nos possibilitaram planejar e compor dois movimentos de uma nova obra para quarteto de cordas, cujas caracterí­sticas estéticas se distinguem drasticamente das caracterí­sticas da obra original, embora ambas as obras tenham suas estruturas isomorficamente relacionadas no âmbito de determinados parâmetros musicais.

Downloads

Author Biographies

Daniel Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro | Conservatório Brasileiro de Música

Daniel Moreira é Doutor e Mestre em Processos Criativos e Bacharel em Composição musical pela UFRJ. Foi aluno visitante da Eastman School of Music, sob a orientação do Prof. Dr. Robert Morris, como parte do Programa de Doutorado Sanduí­che no Exterior (PDSE) da CAPES. Foi professor substituto de Composição na UFRJ de 2014 a 2016. Atualmente é Professor Substituto de Contraponto na UFRJ, Professor do Conservatório Brasileiro de Música e integra o grupo de pesquisa MusMat (PPGM-UFRJ), onde desenvolve uma pesquisa acerca dos processos composicionais e analí­ticos envolvendo a Textural Musical.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7964-4703

Helder Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão

Helder Oliveira é licenciado em música e técnico em Piano pela UFRN, mestre em composição musical pela UFPB e doutor em Poéticas da Criação Musical pela UFRJ, com doutorado sanduí­che pela Comissão Fulbright na Louisiana State University, EUA. Foi professor substituto na Escola de Música da UFRN e Instituto Villa-Lobos (UNIRIO) e lecionou no Conservatório Brasileiro de Música (Rio de Janeiro). Atualmente, Helder é professor substituto da UEMA. Ele tem recebido prêmios no Brasil, EUA, Alemanha, Portugal, Canadá, Irlanda e Dinamarca, como por exemplo dois Prêmios Funarte de Composição Clássica (2012 e 2016), 1.º lugar no 5th Composition Competition of the Academia de Flauta de Verão, 1.º lugar no A Hymn for Mercy Competition 2019, o Internationalen Eisenacher Bach Kompositionspreis 2020 e o 1.º lugar no Stella Composer Competition 2021. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7262-2365

Leandro Chrispim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leandro Chrispim é Bacharel em Música - Piano e Bacharel em Música - Composição pela UFRJ. É Mestre em Composição pela mesma instituição. Atua como pianista de coros, arranjador e orquestrador. Suas composições e arranjos têm sido executados por grupos instrumentais e coros no Brasil. Atuou como monitor em turmas de percepção, regência e canto coral. Atuou como colaborador no Projeto Compositores na UNIRIO. Possui alguns artigos apresentados e publicados em Colóquios e Congressos voltados para a área composicional. ORCID: https://orcid.org/ 0000-0002-1250-4586

Lucas Padrão, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Lucas Padrão nasceu em Campos dos Goytacazes, é graduado em Análise de Sistemas e Licenciatura em Música. Foi aluno de Mario Ficarelli e é professor de música associado pela SAA. Em 2020 teve sua peça "Synthesis" executada pela violoncelista Arlen Hlusko no projeto September Solo Cello. Atualmente é coordenador do grupo de estudos em Música na Educação Contemporânea do Pólo Campos dos Goytacazes do Instituto Arte na Escola. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2460-3186

Roberto Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Roberto Macedo graduou-se em Regência Orquestral pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor de Contraponto e Fuga no Departamento de Composição da EM-UFRJ. Recebeu o grau de mestre em música com a dissertação intitulada "A escrita polifônica dos Quartetos de Cordas de Villa-Lobos". Sua produção composicional vai de música de cãmara í  música coral e orquestral. Teve obras executadas pela Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica do Estado do Espí­rito Santo e Orquestra Sinfônica Nacional da UFF. Atualmente está em fase de conclusão do doutorado em Poéticas da Criação Musical, no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1243-782X

Vilane Trindade, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vilane Trindade nasceu no Rio de Janeiro, é graduada em Jornalismo e Regência Orquestral e mestre em Musicologia pela UFRJ. Foi aluna de regência de Alceo Bocchino e Ernani Aguiar e regeu diversas obras, como a ópera "João e Maria" de Engelbert Humperdinck, com coro infantil, solistas e Orquestra Sinfônica da UFRJ, onde conduziu também obras como a "Roda de Amigos", de Guerra-Peixe, a "Gavota e Minueto" do "Contratador de diamantes", de Francisco Mignone. Esteve í  frente também da Orquestra de Sopros da UFRJ regendo algumas obras, entre elas "A little concert suí­te", de Alfred Reed e "Beauty and the beast", arranjo de Toshio Mashima. Hoje é produtora executiva do Sistema Nacional de Orquestras Sociais, programa de parceria entre a UFRJ e a Funarte. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6395-2541

Liduino Pitombeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Liduino Pitombeira é professor de composição na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o grupo de pesquisa MusMat (PPGM-UFRJ). Suas obras têm sido executadas por diversos grupos no Brasil e no exterior, entre eles o Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Pitombeira tem Doutorado em Composição e Teoria pela Louisiana State University (EUA). Tem diversos artigos publicados em revistas e anais de congressos no Brasil. ORCID: https://orcid.org/00000-0002-1141-655X

References

BERRY, Wallace. Structural Functions in Music. New York: Dover Publications, 1987.

CALLENDER, Clifton. Voice-Leading Parsimony in the Music of Alexander Scriabin. Journal of Music Theory, v.42, n.2 (Autumn, 1988): p. 219-233.

CRAWFORD, Ruth. String Quartet 1931. Partitura (Quarteto de Cordas). Bryn Mawr, PA: Theodore Presser, 2016.

FORTE, Allen. The Structure of Atonal Music. New Haven: Yale University Press, 1973.

GENTIL-NUNES, Pauxy. PARSEMAT - Parseme Toolbox Software Package. Rio de Janeiro: Pauxy Gentil-Nunes, 2004/2014. versão 3.8. Disponí­vel em: http://musmat.org/downloads/

GENTIL-NUNES, Pauxy e MOREIRA, Daniel. Operadores Particionais. 2014. Aplicativo. Disponí­vel em: www.musmat.org

HINDEMITH, Paul. The Craft of Musical Composition. New York: Associated Music Publishers, 1945.

KLEPPINGER, Stanley V. Reconsidering Pitch Centricity. Faculty Publications - School of Music, n.63. Lincoln (Nebraska): University of Nebraska, 2011. Disponí­vel em http://digitalcommons.unl.edu/musicfacpub/63. Acesso em 24 abr. 2021.

KOSTKA, Stephan; PAYNE, Dorothy. Tonal Harmony. 3ª Ed. New York: McGraw-Hill, 1994.

LIMA, Flávio. Desenvolvimento de Sistemas Composicionais a partir da Intertextualidade. 2011. 239 f. Dissertação (Mestrado em Música) – UFPB. João Pessoa, 2011.

LíVERO, Iracele Vera. Santoro: uma história em miniaturas; estudo analí­tico interpretativo dos prelúdios para piano de Cláudio Santoro. Dissertação (Mestrado em Música). Campinas: Unicamp / Instituto de Artes, [s.n.], 2003.

MOREIRA, Daniel. Perspectivas para a análise textural a partir da mediação entre a Teoria dos Contornos e a Análise Particional. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015a.

MOREIRA, Daniel. Jacquard. 2015b. Aplicativo. Disponí­vel em: www.musmat.org

MORRIS, Robert. New Directions in the Theory and Analysis of Musical Contour. Music Theory Spectrum, 1993, xv:205–28.

MOTTE, Diether de la. Armonia. Trad. Miguel Angelo Centenero Galego. Barcelona: Idea Books, 1998.

MOZART, Wolfgang A. Sonata N.16 in C Major (K545). Partitura (Piano). In: Complete Sonatas and Fantasias for Solo Piano. New York: Dover, 1996, p.220-237.

PITOMBEIRA, Liduino. Formal Design, Textural Profile, and Degree of Harmonic Endogeny as modeling factors. In: Anais do Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, n. 2. Florianópolis: UDESC, 2017, p. 42-61.

PITOMBEIRA, Liduino. A Sistemic Model for Debussy"™s Prelude n. 1. MusMat. v. 2, n. 2, dez. 2018, p. 37–56.

PITOMBEIRA, Liduino. Compositional Systems: Overview and Application. MusMat, v.4, n.1, jul. 2020, p. 39–62

RANDEL, Don Michael. The New Harvard Dictionary of Music and Musicians. London: The Belknap Press of Harvard University Press, 1986.

ROIG-FRANCOLí, Miguel. Understanding Post-Tonal Music. Boston: McGraw-Hill, 2008.

SAMPAIO, Marcos. A Teoria das Relações de Contornos Musicais: Inconsistências, Soluções e Ferramentas. Tese (Doutorado em Música). Salvador: UFBA, 2012.

SAMPAIO, Marcos; KRÖGER, Pedro. Contour Algorithms Review. MusMat: Journal of Music and Mathematics. v.1, n.1, 2016, p. 72-85.

SANTORO, Claudio. Prelúdio N.2. Partitura (Piano). In: Prelúdios para piano, 1º Caderno. Rio de Janeiro: SAVART, 1957, p.2.

SEARLE, Humphrey. Twentieth Century Counterpoint. Westport, Connecticut: Hyperion, 1979.

STRAUS, Joseph Nathan. Introdução í Teoria Pós-Tonal. Trad. Ricardo Bordini. São Paulo: Editora UNESP, 2013.

TIMOCZKO, Dmitri. A Geometry of Music: Harmony and Counterpoint in the extended Common Practice. New York: Oxford University Press, 2011.

WEISSTEIN, Eric W. CRC Concise Encyclopedia of Mathematics. London: CRC Press, 1998.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. New York: Harcourt, Brace & Company, Inc., 1922

Published

2021-12-15

How to Cite

Moreira, D., Oliveira, H., Chrispim, L., Padrão, L., Macedo, R., Trindade, V., & Pitombeira, L. (2021). Perfis composicionais como base metodológica para a modelagem do Prelúdio n.2 de Santoro. Vortex Music Journal, 9(3), 11. https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.3.11

Issue

Section

Research Papers