Uma visão geral sobre repertórios usados em cerimônias de xamanismo universalista no Brasil

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Autores/as

  • Marcelo Ricardo Villena Universidade Federal da Integração Latino-americana

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.3.9

Palabras clave:

Música medicina, Ayahuasca, Huni kuin, Xamanismo, Música Latino-americana

Resumen

O presente artigo traz uma olhada global sobre os repertórios musicais empregados em cerimônias de xamanismo universal em Brasil. O xamanismo universal configura-se como um movimento de resgate de saberes indí­genas tradicionais, sobretudo em relação ao uso de plantas de poder como veí­culos para a cura fí­sica e espiritual. As músicas produzidas dentro deste contexto apresentam-se como um laboratório vivo em que se encontram tradições musicais latino-americanas em constante diálogo com a modernidade e as ferramentas tecnológicas: a musicalidade indí­gena amazônica, diversas musicalidades populares tradicionais, ritmos folclóricos, jazz, rock, música indiana, entre outros. A partir da escuta de fonogramas, da observação participante de cerimônias e da experiência como intérprete traça-se um mapa das musicalidades que participam deste universo, destacando suas caracterí­sticas estilí­sticas derivadas de seus respectivos meios culturais.

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Biografía del autor/a

Marcelo Ricardo Villena, Universidade Federal da Integração Latino-americana

Marcelo Ricardo Villena é compositor, cantor, instrumentista, artista sonoro e etnomusicólogo. Professor da Universidade Federal da Integração Latino-americana desde 2014. Bacharel em música/composição (UFRGS), Mestre em música/Teoria e criação e Doutor em música/Processos analí­ticos e criativos (UFMG). Compõe para diversas formações vocais e instrumentais, além de meios eletroacústicos, com ênfase em procedimentos experimentais. Suas composições derivam do estudo do meio ambiente e da cultura latino-americana.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9311-0054

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Publicado

2021-12-15

Cómo citar

Villena, M. R. (2021). Uma visão geral sobre repertórios usados em cerimônias de xamanismo universalista no Brasil. Revista Vórtex, 9(3), 9. https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.3.9

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