A identificação do mito da sereia a partir da análise do "Lied Der Fischerknabe" , de Franz Liszt
Visualizações: 169DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.10Palabras clave:
Análise, Lied, Franz Liszt, Mito, Período Romântico,Resumen
O objetivo desta pesquisa é identificar, a partir da aplicação de vertentes analíticas, como Franz Liszt (1811-1886) materializa o mito da sereia em seu Lied Der Fischerknabe, sobre texto do escritor germânico Friedrich Schiller (1759-1805). O levantamento bibliográfico revela que Liszt é historicamente lembrado pelo seu exacerbado virtuosismo e por sua contribuição ao trajeto evolutivo que a harmonia seguiria nas décadas ulteriores; porém, é negligenciado como compositor de canções frente a seus contemporâneos, como Schubert, Schumann, Wolf e Brahms. Em Der Fischerknabe, Liszt traça uma íntima relação entre texto e música, vinculando as imagens subjetivas da poesia à sua linguagem harmônica, às conduções melódicas, ao caráter modulatório, à figuração de acompanhamento, e aos constantes contrastes tonais, apresentando assim imagens lítero-musicais vinculadas ao mito da sereia. Assim, tal lirismo e simbiose entre texto e música alcançados por Liszt neste Lied avizinham-se dos consagrados procedimentos de outros gênios vinculados ao gênero.Descargas
Citas
ARMBRUSTER, Carl (Editor). Thirty Songs for High Voice by Franz Liszt. Republicação: New York: Dover Publitions, Inc., 1975.
BASS, Richard. GRIMM, Patricia. and DE SAVAGE, Heather. Harmonic Text-Painting in Franz Liszt's Lieder. Outubro, 2013. Disponível em < http://trace.tennessee.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1080&context=gamut >. Acesso em 11 jan. 2021.
BÖKER-HEIL, Norbert, et al. "Lied." Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press, 2001. Disponível em: <http://0-www.oxfordmusiconline.com.library.hillsdale.edu/subscriber/article/grove /music/16611> . Acesso em: 11 jan. 2021.
BREMER, Ligia Maria. As sereias com Kafka, Brennand e Blanchot. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura. Florianópolis, SC, 2015. 129 p.
CARPEAUX, Otto Maria. O Livro de Ouro da História da Música: da Idade Média ao Século XX. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
COELHO, Lauro Machado. O Cigano Visionário: vida e obra de Franz Liszt. São Paulo: Argol Editora, 2009.
GATTI, Patrícia, A expressão dos afetos em peças para cravo de François Coupeirin (1668-1733). Universidade Estadual de Campinas – Instituto de Artes. 1997. Disponível em: < http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284317 >. Acesso em: 11 jan. 2021.
GOMES, Denise Ferreira. O uso do Dicionário Bilingue na Produção Escrita em Alemão como Língua Estrangeira. Brasília, 2006. Disponível em < http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/3587/1/2006_Denise%20Ferreira%20Gomes.pdf> Acesso em 11 jan. 2021.
GRIFFITHS, Paul. A Música Moderna: Uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. Tradução: Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2011.
GROUT, Donald Jay; PALISCA, Cloud V. História da Música Ocidental. Tradução Ana Luísa Faria. 2. Ed. Lisboa: Gradiva, 2001.
HOUAISS, Instituto Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001. 2922 p.
HOMERO. Odisseia. Tradução; Trajano Vieira. 2. Ed. Edição Bilingue. São Paulo: Editora 34. 2012.
KOELLREUTTER, H. J. Introdução í Harmonia Funcional. São Paulo: Ricordi, 1986.
LESSING, G. E. Laocoonte, ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia. Trad. Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 2011.
LOVELOCK, William. História Concisa da Música. Tradução: ílvaro Cabral. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MENEZES, Flô. Apoteose de Schoenberg: Tratado sobre as Entidades Harmônicas. 2. Ed. Rev. e ampl. São Paulo: Ateliê Editoria, 2002.
MORAES, Alexandre Santos. Ver para contar: Odisseu, as Sereias e o flerte com a morte. Synthesis, vol. 25 nº 2, e037. Universidade Nacional de la Plata, Centro de Estudos Helénicos, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.24215/1851779Xe037>.
MOREIRA, S. G. Predação de Columbina squammata Lesson, 1831 (Aves: Columbidae) por Cariama cristata Linnaeus, 1766 (Aves: Cariamidae). Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais 12(1): 137-140. Disponível em < https://boletimcn.museu-goeldi.br/bcnaturais/issue/view/17 >. Acesso em: 26 jan. 2021.
PISTON, W. Armonía. Barcelona: Idea Books, 2001.
RAABE, P (Editor). Franz Liszt - Der Fischerknabe (S. 292b): Musikalische Werke. Leipzig: Breitkopf & Härtel, 1921.
ROSEN, Charles. A Geração Romântica. Tradução de Eduardo Seincman. Ed. Rev. e ampl. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.
ROSS, Alex. O Resto é Ruído: Escutando o Século XX. Tradução: Claudio Carina e Ivan Weisz Kuck. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SADIE, Stanley (edit.) Dicionário Grove de Música. Tradução de Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.
SCHOENBERG, Arnold. Exercícios Preliminares em Contraponto. 2ª Edição. São Paulo: Via Lettera, 2004.
_____________. Harmonia. Tradução e Notas de Marden Maluf. São Paulo: Editora da Unesp, 1999.
SILVA, Emanuel Vasconcelos Isidoro da. O Primeiro Movimento da Sinfonia nº 4 em Fá Menor – Opus. 36, de Pyotr Ilytch Tchaikovsky: Estudo da Mutação da Forma Sonata Clássica adaptada ao Tonalismo Expandido. Maringá, 2012. Disponível em < http://www.dmc.uem.br/lappso/lappso/pdfs/7_r.pdf >. Acesso em 11 jan. 2021.
WISNIK, José Miguel. O Som e o Sentido. Companhia das Letras. 2. Ed. São Paulo, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Rosedalia Carlos de Oliveira, Helvis Costa, Angelo José Fernandes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.