Técnicas Estendidas e Transcriação no Estudo No 1 para violão de R. Coelho de Souza

Visualizações: 61

Autores/as

  • Rodolfo Coelho de Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.39

Palabras clave:

técnicas estendidas, transcriação, intersemiose, obra aberta, concerto-confronto, música de vanguarda

Resumen

Este artigo procura demonstrar algumas conexões da poética do Estudo No1 para violão e narrador (1977) com o movimento da vanguarda paulista. A influência da poesia concreta se evidencia na transformação de um texto de Guimarães Rosa em diagrama fonético sem semântica clara. Outro aspecto abordado é o papel de H. J. Koellreutter na propagação de ideias experimentais, além do serialismo, especialmente as técnicas estendidas instrumentais. A utilização de processos de "transcriação intersemiótica" entre um texto verbal abstrato e o discurso musical remete a propostas de Haroldo de Campos e Júlio Plaza. Uma das inovações da peça é o mapeamento entre inflexões da leitura dramática, na tradição do melodrama, com inflexões do discurso musical vanguardista. Finalmente, o uso de referências distorcidas de materiais folclóricos brasileiros fez uma aproximação conceitual com a literatura de G. Rosa, abrindo portas para que obras experimentais do grupo paulista utilizassem esse tipo de material.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodolfo Coelho de Souza, Universidade de São Paulo

Professor Titular do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, no campus de Ribeirão Preto e orientador de doutorado na Música da Escola de Comunicações e Artes da USP. Doutor em Composição Musical pela University of Texas at Austin (2000). É coordenador do Lateam - Laboratório de Teoria e Análise Musical do DM-FFCLRP-USP e presidente da TeMA - Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, tendo sido o primeiro editor de seu periódico Musica Theorica. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7500-0182

Citas

ANTUNES, Jorge. Sons Novos para o Piano, a Harpa e o Violão. Brasí­lia: Sistrum, 2004.

BARTOLOZZI, Bruno. New sounds for woodwind. London: Oxford, 1967.

ECO, Umberto. Ópera Aberta. São Paulo: Perspectiva, 1968 (original 1962).

CAMPOS, Haroldo. A Arte no Horizonte do Provável. São Paulo: Perspectiva, 1977.

CAMPOS, Haroldo. Metalinguagem e Outras Metas: ensaios de teoria e crí­tica literária. São Paulo: Perspectiva, 1992.

CAMPOS, Haroldo. Transcriação. São Paulo: Perspectiva, 2013.

PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 1987.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1956.

XENAKIS, Iannis. Formalized Music: thought and mathematics in music. New York: Pendragon, 1992.

Publicado

2020-12-15

Cómo citar

de Souza, R. C. (2020). Técnicas Estendidas e Transcriação no Estudo No 1 para violão de R. Coelho de Souza. Revista Vórtex, 8(3), 1.39. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.39