A Alma Brasileira na Alma dos Negócios: Propagandas de Violão na Revista O Violão

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Autores/as

  • José Jarbas Ruas Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.35

Palabras clave:

Violão, Propaganda, Casas de Música, Rio de Janeiro, 1928-1929

Resumen

Constantemente associado ao discurso nacional e posto no panteão de signos urbanos o violão, neste artigo, é considerado como bem econômico produzido pelo emprego de força de trabalho dentro de um mercado comercial. Neste sentido, alinhamos problemas da Propaganda e Marketing para estudarmos à luz da Musicologia um conjunto imagético de propagandas musicais e extramusicais que foram publicadas pela Revista O Violão (1928-1929). Desse modo nos orientamos por quatro conceitos da área de Marketing: Produto, Praça, Promoção e Preço (KOTLER, 1998). Através da análise das peças publicitárias nos foi possí­vel identificar traços do público-alvo da revista e mapear uma rede de estabelecimento comerciais que estavam vinculados ao periódico, qual denominamos Praça d'Violão.

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Biografía del autor/a

José Jarbas Ruas, Universidade Federal do Tocantins

José Jarbas Ruas é doutorando em Música pelo Programa de Pós-graduação em Música da Escola de Música da UFRJ. É mestre e bacharel em música (violão) pela mesma instituição. Trabalha com o levantamento histórico de fontes documentais que visam remontar a trajetória do comércio musical na cidade do Rio de Janeiro. Faz parte do grupo de pesquisa Novas Musicologias e do Núcleo de Estudos do Violão (NEV). Atua profissionalmente como professor da Universidade Federal do Tocantins, no curso de licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música, no campus de Tocantinópolis-TO. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7435-8684

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Publicado

2020-12-15

Cómo citar

Ruas, J. J. (2020). A Alma Brasileira na Alma dos Negócios: Propagandas de Violão na Revista O Violão. Revista Vórtex, 8(3), 1.35. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.35