A viola na sociedade oitocentista carioca e o baixo contí­nuo

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Autores/as

  • Luciana Câmara Queiroz de Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Andréa Alencar Coelho da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.32

Palabras clave:

Viola (instrumento de cordas dedilhadas), Baixo contí­nuo, Acompanhamento, Modinha

Resumen

O presente estudo tem por objetivo discutir aspectos da presença da viola, do ponto de vista sociocultural e da prática musical, no Rio de Janeiro do iní­cio do século XIX. Trata-se de estudo bibliográfico baseado em literatura sobre a vida musical na cidade no perí­odo de 1750 a 1850 e no estudo de fontes de época em torno da viola, principalmente em relação ao baixo contí­nuo e ao acompanhamento. Destacam-se na análise sociocultural o conflito entre aceitação e preconceito em relação ao instrumento e seus tocadores; e a presença do instrumento na instrução musical. A partir do exemplo da Arte de muzica (Anônimo, 1823) considera-se que o instrumento possivelmente era usado na instrução musical básica e que a versão simplificada da regra da oitava apresentada pelo autor poderia exemplificar uma junção das práticas oral e escrita da época.

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Biografía del autor/a

Luciana Câmara Queiroz de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Luciana Câmara Queiroz de Souza é bacharela e mestra em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra em instrumentos históricos de teclas pela Escola Superior de Música de Freiburg, Alemanha. Doutora em musicologia pela Universidade de Glasgow, Reino Unido. Desde 2009 é professora de cravo e baixo contí­nuo do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco em Recife, Brasil. Tem especial interesse pela música do século XVII e pelas interfaces entre performance musical, história sócio-cultural e filosofia. Tem se apresentado como solista e camerista em várias cidades do Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5119-7531

Andréa Alencar Coelho da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Andrea Alencar Coelho da Silva é bacharela em música – violão – pelo Departamento de Música da UFPE. Foi bolsista PIBIC/CNPq 2018-2019 com o projeto "A viola no Brasil no iní­cio do século XIX: sua inserção social e a prática de baixo contí­nuo". Participou do III, IV e V Seminários de Violão José Carrión, realizados em Recife- PE entre 2014 e 2018; participou também do I Encontro Nordestino de Violonistas realizado em Recife-PE, do festival V Gramado in Concert – RS e do Festival de violão da UFRGS em 2019, onde fez masterclass com a violonista Berta Rojas. Atualmente é monitora de violão erudito pela Rede Municipal de Núcleos Musicais de Goiânia-GO. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0367-4003

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Publicado

2020-12-15

Cómo citar

de Souza, L. C. Q., & da Silva, A. A. C. (2020). A viola na sociedade oitocentista carioca e o baixo contí­nuo. Revista Vórtex, 8(3), 1.32. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.32

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