Uma discussão sobre a legislação educacional em currí­culos de cursos de licenciatura em música

Visualizações: 159

Autores/as

  • Johanna Kubin Sardá Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Sergio Figueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2145

Resumen

Pautando-se nas orientações estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, este estudo trata da análise de conteúdos referentes à legislação educacional em 12 cursos de licenciatura em música no Brasil. Os dados apontam para certa congruência entre o que é proposto pelas diretrizes nacionais e o que é apresentado pelas instituições em suas matrizes curriculares, sendo a legislação educacional contida como item em todas as universidades pesquisadas. Conclui-se, a partir das análises realizadas, que o estudo da legislação educacional na formação do professor de música poderá fomentar maior consciência crí­tica e capacidade decisória, contribuindo para o reconhecimento de direitos e deveres, além de uma participação efetiva no processo de discussão, elaboração e atuação com relação às normatizações para a educação musical brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Johanna Kubin Sardá, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Direito pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina - CESUSC (2010), graduada em Música, Licenciatura, pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2015), mestranda em Música, subárea Educação Musical, no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). E-mail: johannakubin@gmail.com

Sergio Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Música - Composição e Regência (FAAM - SP), Mestre em Música - Educação Musical (UFRGS - RS), PhD - Educação Musical (RMIT University - Australia), Pós-doutorado em Educação Musical (Instituto Politécnico do Porto, Portugal). Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. E-mail: sergiofigueiredo.udesc@gmail.com

Citas

BRASIL. Lei nº 4.024/61, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasí­lia, 20 de dezembro de 1961; 140º da Independência e 73º da República.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasí­lia, 05 out. 1988.

BRASIL. Lei n.º 9.131, de 24 de novembro de 1995. Altera dispositivos da Lei n.º 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e dá outras providências. Brasí­lia, 24 de novembro de 1995; 174º da Independência e 107º da República.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasí­lia, 20 dez. 1996.

BRASIL. Parecer CNE/CES n.º 776, de 03 de dezembro de 1997. Orientação para as diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Brasí­lia-DF, 03 de dezembro de 1997. Disponí­vel em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0776.pdf>.

BRASIL. Parecer n.º 009/2001 do Conselho Nacional de Educação [Conselho Pleno]. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em ní­vel superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasí­lia, DF, 08 de maio de 2001. Disponí­vel em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf>. Brasí­lia, DF, 2001a.

BRASIL. Lei n.º 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasí­lia, 9 de janeiro de 2001; 180o da Independência e 113o da República. Brasí­lia, DF, 2001b.

BRASIL. Resolução CNE/CP n.º 1, de 18 de Fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em ní­vel superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponí­vel em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf>.

BRASIL. Resolução n.º 2, de 8 de março de 2004. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música e dá outras providências. Brasí­lia: CNE/CES, 2004a.

BRASIL. Resolução n.º 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. CNE/CP Resolução 1/2004. Diário Oficial da União, Brasí­lia, 22 de junho de 2004, Seção 1, p. 11. Brasí­lia, DF, 2004b.

BRASIL. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei nº 9.394/96, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Brasí­lia, 18 de agosto de 2008; 187o da Independência e 120o da República. Disponí­vel em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11769.htm>.

BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE, e dá outras providências. Brasí­lia, 25 de junho de 2014; 193o da Independência e 126o da República.

BRASIL. Resolução n.º 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em ní­vel superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasí­lia, 2 de julho de 2015. Disponí­vel em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192>.

BRASIL. Lei n.º 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o §6º do art. 26 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino de arte. Brasí­lia, 2 de maio de 2016; 195º da Independência e 128º da República. Disponí­vel em: < http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13278.htm>. Brasí­lia, DF, 2016a.

BRASIL. Medida Provisória n.º 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Polí­tica de Fomento í Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Brasí­lia, 22 de setembro de 2016; 195º da Independência e 128º da República. Brasí­lia, DF, 2016b.

BRASIL. Lei n.º 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. [Conversão da Medida Provisória n. 746, de 2016]. Altera as Leis n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e n.º 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei n.º 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei n.º 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Polí­tica de Fomento í Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasí­lia, 16 de fevereiro de 2017; 196º da Independência e 129º da República. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.773

CURY, Carlos Roberto Jamil. Legislação educacional brasileira. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, 2ª Ed. 120 p.

________________________. Conselhos de Educação: fundamentos e funções. Revista Brasileira de Polí­tica e Administração da Educação - RBPAE – v.22, n.1, p. 41-67, jan./jun., 2006. Disponí­vel em: < file:///C:/Users/Hp/Downloads/18721-67417-1-PB.pdf>.

FERREIRA, Armindo de Araújo; ALMEIDA, Cristiane Maria Galdino de. Educação das relações étnico-raciais e formação de professores de música: um survey nas IFES da região Nordeste. XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – João Pessoa – 2012. p. 2573-2579.

_________________________________________________________. Educação das relações étnico-raciais em cursos de licenciatura da Região Nordeste: desafio atual na formação de professores de música. XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – Natal – 2013. Disponí­vel em: <http://anppom.com.br/congressos/index.php/23anppom/Natal2013/paper/view/2578/325>.

MATEIRO, Teresa. Uma análise de projetos pedagógicos de licenciatura em música. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 22, 57-66, set. 2009.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação cientí­fica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. - São Paulo: Atlas, 2009.

PEREIRA, Marcus Viní­cius Medeiros. Os currí­culos das licenciaturas em música: investigando o conhecimento oficial. XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – ANPPOM. João Pessoa, 2012. Ps. 1703 – 1710.

______________________________. Habitus Conservatorial: do conceito a uma agenda de pesquisa. XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 19 – 23 de agosto, Escola de Música da UFRN. Natal, 2013a.

_______________________________. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currí­culo. Revista da ABEM. Londrina, v. 22, n. 32, ps. 90 - 103, jan.jun 2014.

PIRES, Nair. A formação inicial do professor de música: a profissionalidade em questão. XXII Congresso Nacional da ABEM [Educação musical: formação humana, ética e produção de conhecimento]. 05 a 09 de Outubro, 2015. Natal – RN. Disponí­vel em: <http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/xxiicongresso/xxiicongresso/paper/viewFile/1230/546>.

RODRIGUES, Gaspar Ribeiro; SOARES, José. A formação do professor de música na Universidade Federal de Uberlândia: questões curriculares e da prática de ensino. XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) – São Paulo – 2014. Disponí­vel em: < http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/24anppom/SaoPaulo2014/paper/view/2903/610>.

SCHAMBECK, Regina Finck. Formação de professores de Música para o contexto inclusivo: perspectivas de graduandos na preparação para atuar com alunos com deficiência. XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Vitória (ES), 2015. Disponí­vel em: <http://anppom.com.br/congressos/index.php/25anppom/Vitoria2015/paper/view/3405/966>.

SCHMIDT, Vera Viviane. Sociedade civil organizada, polí­ticas públicas e polí­ticas de saúde no Brasil. Revista Internacional Interdisciplinar Interthesis. Florianópolis, vol. 3, n. 1, jan/jun 2006.

SECCHI, Leonardo. Polí­ticas Públicas: Conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2Í£ ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGí - UEM. Resolução n. 137/2007 - CEP. R E S O L U Ç í O Nº 137/2007-CEP [Aprova o novo projeto pedagógico do Curso de Graduação em Música, nas Habilitações: Licenciatura em Educação Musical, Bacharelado em Canto, Bacharelado em Regência Coral e Bacharelado em Instrumento e dar outras providências]. Maringá, 2007. Disponí­vel em: <http://www.dmu.uem.br/arquivos/res_137_2007_CEP_projeto_pedagogico.pdf>.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC. Alteração Curricular do Projeto Polí­tico-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música. Florianópolis, 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL. Projeto Pedagógico do Curso de Música [Licenciatura]. Maceió, 2006. Disponí­vel em: <http://www.ufal.edu.br/arquivos/prograd/cursos/campus-maceio/ppc-musica-licenciatura.pdf>.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SíO CARLOS - UFSCAR. Projeto Pedagógico de Curso de Graduação em Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical. São Carlos, 2007. Disponí­vel em: <http://www.prograd.ufscar.br/projetoped/projeto_musica.pdf>.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – UFU. Projeto Pedagógico do Curso de graduação em Música. Uberlândia, 2012. Disponí­vel em: <http://www.iarte.ufu.br/sites/iarte.ufu.br/files/media/publicacoes/projeto_pedagogico_graduacao_em_musica.pdf>.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUí – UFPI. Projeto Polí­tico Pedagógico do Curso de Licenciatura em Música. [Campus Ministro Petrônio Portella]. Teresina, PI – 2011. Disponí­vel em: <http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/cc/arquivos/files/musica_cmpp.pdf>.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Musical. Escola de Música da UFMG. Outubro, 2011. Disponí­vel em: <http://musica.ufmg.br/images/Texto/Graduacao/protocolos/protocolo_Licenciatura.pdf>.

VARELA, Igor Rafael Alves; SOUZA, Catarina Shin Lima de. A formação inicial do professor de música na perspectiva da inclusão: componentes curriculares especí­ficos. XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). São Paulo (SP), 2014. Disponí­vel em: <http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/24anppom/SaoPaulo2014/paper/view/3126/667>.

Publicado

2017-06-01

Cómo citar

Sardá, J. K., & Figueiredo, S. (2017). Uma discussão sobre a legislação educacional em currí­culos de cursos de licenciatura em música. Revista Vórtex, 5(2), 1–21. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2145

Métrica