A utilização do texto no processo composicional de Erwartung Op.17 de Arnold Schoenberg
Visualizações: 66DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1315Resumen
O seguinte artigo buscou determinar quais foram as implicações da junção entre o texto e música e de que forma o texto ditou, determinou ou auxiliou o processo de composição musical em uma peça atonal e atemática de grande porte. Apoiado na contextualização histórica, na análise da bibliografia existente e na análise musical da obra, foi realizado uma explanação acerca dos aspectos simbióticos entre as duas linguagens que constituíram os elementos estruturais essenciais para o processo de composição da obra.Descargas
Citas
BUCHANAN, Herbert. A Key to Schoenberg"™s "Erwartung" (Op.17). In: Journal of the American Musicological Society. v. 20, n. 3, (Fall, 1967), p. 434-449. DOI: https://doi.org/10.2307/830319
CARPENTER, Alexander. Erwartung as other: Schoenberg, Lacan, and Psychoanalytic Music Criticism, 1998, vi, 149 f. Thesis (Master Degree). School of Graduate Studies, McMaster University, Ontario. 1998.
COOK, Nicholas. A guide to musical analysis. New York: W.W. Norton & Company, 1992.
DAHLHAUS, Carl. Schoenberg and the new music. Tr. Derrick Puffett. Cambridge: Cambridge University press, 1990.
EBLE, Charles L. Chord and discord: a journal of modern musical progress. Published by the Bruckner Society of America. V. 2 n. 7, 1954, p. 38-40.
FRIEDHEIM, Philip. Rhythmic Structure in Schoenberg"™s Atonal Compositions. In: Journal of the American Musicological Society. v. 19 n. 1(Spring 1966), p. 106-125. DOI: https://doi.org/10.2307/830871
GRIFFITHS, Paul. A música moderna: Uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. Tradução de Clóvis Marques. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
HAMILTON, David. Schoenberg"™s First Opera. In: The Opera Quarterly, v.6 n. 3 (Spring, 1989), p. 48-58. DOI: https://doi.org/10.1093/oq/6.3.48
HANSLICK, Eduard. Do belo musical: um contributo para a revisão da estética da arte dos sons. Trad. Artur Morão. Covilhã: Lusosofia:press, 2011.
HARDER, Katherine. Erwartung by Arnold Schoenberg, a new translation and proposed production. Thesis (Master Degree) 115 páginas. The faculty of Graduate Studies – Department of Music, University of British Columbia. Vancouver: K. Harder, 1979.
LEIBOWITZ, René. Schoenberg. Tradução de Hélio Ziskind. São Paulo: Editora Perspectiva, 1981.
MENEZES, Flo. Apoteose de Schoenberg. 2ª edição. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
______________. Música maximalista: ensaios sobre a música radical e especulativa. São Paulo: Editora Unesp, 2006.
MUXENEDER, Therese. Erwartung. Monodram in einemakt [Expectation, monodrama] Op. 17 (1909). (2014) Disponível em Arnold Schoenberg Center <http://www.schoenberg.at/index.php/en/joomla-license-3/rerwartungl-op-17-1909> Acesso em: 20 de janeiro. 2015 í s 14h50min.
PAYETTE, Jessica. Seismographic screams: "Erwartung"'s reverberations through twentieth-century culture. (2008) Disponível em <https://books.google.com.br/books?id=6PfYjLm_n9cC&lpg=PA170&ots=WldT7iepup&dq=6%20july%201924%20erwartung%20premiere&hl=pt-BR&pg=PA170#v=onepage&q=6%20july%201924%20erwartung%20premiere&f=false> Acesso em: 20 de janeiro. 2015 í s 14h50min.
ROSEN, Charles. Schoenberg. Barcelona: Antoni Bosch, 1975.
ROSS, Alex. O resto é ruído: escutando o século XX. Tradução de Claudio Carina, Ivan WeiszKuck; Revisão técnica de Marcos Branda Lacerda. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SCHOENBERG, Arnold. Style and Idea. New York : Philosophical Library, 1950.
____________________. Harmonia. Tradução e notas de Marden Maluf. 2.ed. São Paulo: Editora UNESP, 2011.
____________________. Erwartung: monodram (orchestra version). Universal edition nº 13612, 1950.
____________________. Erwartung: monodram (piano reduction by Eduard Steuermann). Universal edition nº 5362, 1950.
SIMMS, Bryan. Whose Idea was Erwartung? In: Constructive dissonance: Arnold Schoenberg and the transformations of twentieth-century culture. Edited by Juliane Brand and Christopher Hailey. Los Angeles: University of California Press, 1997, p. 100-111.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Eder Wilker Borges Pena
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.