“Alfonsina y el mar” pelo prisma da MPB: releituras da canção argentina no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.10354Palavras-chave:
Música latino-americana, MPB, Arranjo, Música folclórica argentina, ZambaResumo
Este trabalho teve como objetivo investigar os processos de significação potencialmente suscitados pela canção argentina Alfonsina y el mar em três momentos: 1969, no álbum Mujeres argentinas, de Mercedes Sosa; 1982, no álbum Corpo e Alma, de Simone e 2010, no DVD Cantos e contos, de Zizi Possi. Realizou-se um processo de revisão bibliográfica tratando da ascensão de um tipo de música popular de raízes folclóricas na Argentina, dando subsídios à análise da canção de Ariel Ramírez e Félix Luna. Em seguida, foram analisados os arranjos brasileiros cotejando questões musicais e de performance com os contextos político e cultural do país. Concluiu-se que a versão de Simone pode ser lida como uma forma de vínculo do campo da MPB com movimentos latino-americanos da canção de protesto, diferentemente do arranjo interpretado por Zizi Possi, fruto de um momento histórico em que a própria MPB não se mostrava mais explicitamente engajada politicamente.
Downloads
Referências
ALONSO, Gustavo. Os caipiras chiques: a relação da música rural e a MPB nos anos 80. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 20, n. 39, p. 113–140, 2000. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/9812>. Acesso em: 04 jun. 2025.
ARETZ, Isabel. El folklore musical argentino. Buenos Aires: Melos, 2008, 271 p.
CRISTIÁ, Cintia. (De)constructing Argentine Women: Gender, Nation, and Identity in ‘Alfonsina y el mar'. Twentieth-Century Music, [online], v. 19, n. 1, p. 29–63, 2022. Disponível em: <https://www.cambridge.org/core/journals/twentieth-century-music/article/deconstructing-argentine-women-gender-nation-and-identity-in-alfonsina-y-el-mar/800C1C53623E57CF46121138DDA43FD5>. Acesso em: 25 jun. 2024.
DICIONÁRIO CRAVO ALBIN da Música Popular Brasileira. [online] 2021. Disponível em: <https://dicionariompb.com.br/>. Acesso em: 28 jul. 2024.
DIAS, Márcia Tosta. A grande indústria fonográfica em xeque. Margem esquerda, [S. l.], n.8, 2006. Disponível em: <https://www.academia.edu/1869940/A_grande_ind%C3%BAstria_fonogr%C3%A1fica_em_xeque>. Acesso em: 04 jun. 2025.
FALÚ, Juan. Cajita de música argentina. Buenos Aires: Ministerio de Educación de la Nación, 2011. E-Book. 96 p. Disponível em: <https://www.educ.ar/recursos/113729/cajita-de-musica-libro-digital>. Acesso em: 25. jun. 2024.
FERREIRA, Mauro. Reedições reiteram involução de Simone nos 80. Notas Musicais. Rio de Janeiro. 15 mar. 2010. Blog. Disponível em: <https://blogdomauroferreira.blogspot.com/2010/03/trio-de-reedicoes-revive-involucao-de.html>. Acesso em: 25 jun. 2024.
GARCÍA, María Inés. Música y radio en Mendoza, Argentina: la práctica musical de Tito Francia. Revista de Música Latinoamericana, [online], v. 24, n. 2, p. 252–269, 2003. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/3598741>. Acesso em: 25 jun. 2024.
GARCIA, Tânia da Costa. Mundo Radial e o cancioneiro folclórico nos tempos de Perón. Nuevo Mundo Mundos Nuevos [online], 2015. Disponível em: <https://journals.openedition.org/nuevomundo/68075>. Acesso em: 25 jun. 2024.
Gravadoras sobrevivem modestamente com a nata da MPB. Folha Online. São Paulo, 09 abr. 2003. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/folha/reuters/ult112u31089.shtml>. Acesso em: 27 jul. 2024.
LUNA, Félix (letrista), RAMÍREZ, Ariel (compositor) e SOSA, Mercedes (intérprete). Mujeres argentinas. Argentina: Philips, 1969 (LP)
NAPOLITANO, Marcos. Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969). São Paulo: Annablume/Fapesp, 2001, 293 p.
POSSI, Zizi (intérprete). Cantos e contos 1 (ao vivo). Brasil: Biscoito Fino, 2010. Série de vídeos (original em DVD). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fw760XOZtls&list=PLyln5RY3cXE8LgQdtiaWrfRTLGHgkro4Y&index=1>. Acesso em: 04 jun. 2025
POSSI, Zizi (intérprete). Cantos e contos 2 (ao vivo). Brasil: Biscoito Fino, 2010. Série de vídeos (original em DVD). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-tqYqGVnARM&list=PLyln5RY3cXE8LvHBN-Sra6Dqao2BSS6yz&index=1>. Acesso em: 04 jun. 2025.
POSSI, Zizi. Site oficial. [S.l.] [S.d.]. Disponível em: <https://zizipossi.com.br/>. Acesso em: 27 jul. 2024.
SANDRONI, Carlos. Adeus à MPB. In: CAVALCANTE, Berenice; STARLING, Heloisa; EISENBERG, José (org.). Decantando a República: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. v. 1. São Paulo: Nova Fronteira; Fundação Perseu Abramo, 2004. p.25-35.
SIMONE (intérprete). Corpo e alma. Brasil: CBS, 1982. LP.
SIMONE. Simone home (site oficial). [S.l.], 2025. Disponível em: <https://simone.art.br/>. Acesso em: 04 jun. 2025.
TEÓFILO, Mariana Santos. Canções populares e seus trânsitos: fluxos e tendências na América Latina. 2017. 166 p. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: <https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00002e/00002e1a.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2024.
VILLAÇA, Mariana Martins. Música cubana com sotaque brasileiro: entrecruzamentos culturais nos anos sessenta. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 35, p. 249–274, 2001. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/2682>. Acesso em: 25 jun. 2024.
ZAN, José Roberto. Música popular brasileira, indústria cultural e identidade. Eccos Revista Científica [online], v. 3, p. 105–122, 2001. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/715/71530108.pdf>.
Zizi Possi traz a Brasília repertório dos DVDs dos 30 anos de carreira. Correio Braziliense [online]. Brasília: 20 abr. 2011. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2011/04/20/interna_diversao_arte,248704/zizi-possi-traz-a-brasilia-repertorio-dos-dvds-dos-30-anos-de-carreira.shtml>. Acesso em: 27 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniel Lovisi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.