Pedagogia do Piano e a Ciência: Trajetória, Conquistas e Continuidade

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Autores/as

  • Alfeu Rodrigues de Araújo Filho Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.3.13

Palabras clave:

Estudo de Piano, Prática Qualitativa, Reflexão Crí­tica, Ciência, Mutação

Resumen

Em pleno século XXI, na tradição das práticas interpretativas, a ideia do talento ainda é uma realidade. Como consequência, a metodologia ofertada, muitas vezes, confia no insistente número de repetições para obter resultados qualitativos. A contrariedade é que esta ação enfatiza o comportamento quantitativo, desprovido de reflexão e organização consciente. Esta investigação tem como objetivo apresentar a trajetória de conquistas da ciência sobre a pedagogia do piano, assim como traçar um grupo de ferramentas baseada na conscientização de processos para o estudo/aprendizado, atribuindo foco na dualidade: tempo x resultados. A fundamentação teórica apresenta, como suporte principal, professores/pianistas nacionais que deixaram um importante legado para o estudo pianí­stico com premissas cientí­ficas, enfraquecendo o mito do inatismo: Antonio Sá Pereira (1888-1966), José Alberto Kaplan (1935-2009) e Scheilla Glaser (s/d). Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, enfatizando a importância da mutação e, consequentemente, das reais conquistas na trajetória da execução do piano.

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Biografía del autor/a

Alfeu Rodrigues de Araújo Filho, Universidade Estadual de Maringá

Alfeu Araújo é Doutor em Música (2011), Mestre em Artes (1996) e Bacharel em Música (1989) pela Unicamp. Atualmente é professor efetivo de piano da Universidade Estadual de Maringá (UEM); professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Música – PMU/UEM; coordenador do Projeto de Extensão PIN e membro do Grupo de Pesquisa "Problemas da Interpretação". Possui experiência na área de Artes, atuando como: docente, pianista e pesquisador. Dentre as ações administrativas na UEM, exerceu o cargo de Coordenador do Curso de Artes Cênicas (2016/2019) e, atualmente, é chefe adjunto do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7221-6503

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Publicado

2021-12-15

Cómo citar

de Araújo Filho, A. R. (2021). Pedagogia do Piano e a Ciência: Trajetória, Conquistas e Continuidade. Revista Vórtex, 9(3), 13. https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.3.13

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