Matrizes bidimensionais e derivação serial na poética violonística de Marcos Alan
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https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.28Palabras clave:
Violão, Música pós-tonal, Dodecafonismo, Marcos AlanResumen
Desde a década de setenta, histórias sobre a virtuosidade prematura do violonista Marcos Alan (1956-1973) permanecem no inconsciente coletivo de violonistas do Rio de Janeiro. Em pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, Marcos Alan se revela também como compositor original e prolífico. Esse levantamento se dá, sobretudo, por meio de análises estruturais de algumas de suas obras. Apesar do importante projeto de análise documental empreitado por sua irmã, Graça Alan, os recursos poéticos constituintes de sua obra permanecem relativamente desconhecidos. No presente artigo, é abordada a Sonatina para dois violões, na qual se observa a manipulação de estruturas cordais – abordadas aqui como matrizes bidimensionais (Morris, 1987) – em intrincado processo de desenvolvimento de derivação serial. Trata-se da primeira abordagem analítica da obra pós-tonal de Marcos Alan.Descargas
Citas
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