Memorização, Percepção Musical e Cognição – Oito questionamentos do dia-a-dia

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Autores/as

  • Caroline Caregnato Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2158

Resumen

Memorização é uma atividade praticada por músicos e ouvintes em seu cotidiano e, como não poderia deixar de ser, também em situações de ensino de Música como as encontradas na aula de Percepção Musical. Este artigo tem como objetivo discutir um grupo de oito questionamentos envolvendo a memorização no contexto da Percepção Musical, partindo, para tanto, da revisão de pesquisas realizadas no campo da Cognição Musical. Os pontos debatidos ao longo do trabalho dizem respeito à possibilidade da memória musical de reter informações especí­ficas, à existência de diferentes tipos de memória, à possibilidade de desenvolvimento da memorização em música, à relação entre memória e pensamento, à interferência da quantidade de repetições, do tamanho e do andamento da música na memorização e, por fim, à ocorrência de alterações coerentes na memória musical.

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Biografía del autor/a

Caroline Caregnato, Universidade do Estado do Amazonas

Caroline Caregnato é Doutora em Música pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná, Licenciada em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e Licenciada em Educação Artí­stica, com habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade Federal do Paraná. É professora da Universidade do Estado do Amazonas, onde leciona disciplinas da área de Percepção Musical e Cognição Musical, sendo também membro do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da mesma instituição. Realiza pesquisas unindo as áreas de Cognição, Educação e Percepção Musical, com ênfase na teoria de Piaget. E-mail: carolinecaregnato@gmail.com

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Publicado

2017-12-29

Cómo citar

Caregnato, C. (2017). Memorização, Percepção Musical e Cognição – Oito questionamentos do dia-a-dia. Revista Vórtex, 5(3), 1–19. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2158

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