Memorização, Percepção Musical e Cognição – Oito questionamentos do dia-a-dia
Visualizações: 335DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2158Resumen
Memorização é uma atividade praticada por músicos e ouvintes em seu cotidiano e, como não poderia deixar de ser, também em situações de ensino de Música como as encontradas na aula de Percepção Musical. Este artigo tem como objetivo discutir um grupo de oito questionamentos envolvendo a memorização no contexto da Percepção Musical, partindo, para tanto, da revisão de pesquisas realizadas no campo da Cognição Musical. Os pontos debatidos ao longo do trabalho dizem respeito à possibilidade da memória musical de reter informações específicas, à existência de diferentes tipos de memória, à possibilidade de desenvolvimento da memorização em música, à relação entre memória e pensamento, à interferência da quantidade de repetições, do tamanho e do andamento da música na memorização e, por fim, à ocorrência de alterações coerentes na memória musical.Descargas
Citas
AKIVA-KABIRI, L.; VECCHI, T.; GRANOT, R.; BASSO, D.; SCHÖN, D. Memory for tonal pitches: a music-length effect hypothesis. In: Annals of the New York Academy of Sciences, New York, vol. 1169, p. 266-269, 2009. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19673790>. Acesso em: 20/12/2017. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1749-6632.2009.04787.x
BLIX, H. S. Learning strategies in ear training. In: Reitan, I. E.; Bergby, A. K.; Jakhelln, V. C.; Shetelig, G.; Øye, I. F. (ed.). Aural perspectives on musical learning and practice in higher music education. Oslo: Norges musikkhøgskole, 2014. p. 97-115.
BUTLER, D. The musician"™s guide to perception and cognition. New York: Schirmer Books, 1992.
CAREGNATO, C. O desenvolvimento da competência de notar músicas ouvidas: um estudo fundamentado na teoria de Piaget visando í construção de contribuições í atividade docente. Tese (Doutorado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.
CHAFFIN, R.; DEMOS, A. P.; LOGAN, T. Performing from memory. In: HALLAM, S.; CROSS, I.; THAUT, M. The Oxford Handbook of Music Psychology. 2 ed. Oxford: Oxford University Press, 2016. p. 559-571. DOI: https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780198722946.013.34
COHEN, M. A.; EVANS, K. K.; HOROWITZ, T. S.; WOLFE, J. M. Auditory and visual memory in musicians and nonmusicians. Psychonomic Bulletin and Review, n. 18, p. 586-591, 2011. Disponível em: <http://search.bwh.harvard.edu/new/pubs/CohenEtAlAudMemPBR2011.pdf>. Acesso em: 20/12/2017. DOI: https://doi.org/10.3758/s13423-011-0074-0
DEUTSCH, D. The processing of pitch combinations. In: DEUTSCH, D. (ed.). The psychology of music. 3 ed. London: Academic Press, 2013. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-381460-9.00007-9
DOWLING, W. J. Scale and contour: two components of a theory of memory for melodies. Psychological Review, vol. 85, n. 4, p. 341-354, 1978. Disponível em: <http://psycnet.apa.org/index.cfm?fa=buy.optionToBuy&id=1979-22754-001>. Acesso em: 20/12/2017. DOI: https://doi.org/10.1037/0033-295X.85.4.341
______. Melodic contour in hearing and remembering melodies. In: AIELLO, R. (ed.). Musical perceptions. New York: Oxford University Press, 1994.
JERDE, T. A.; CHILDS, S. K.; HANDY, S. T.; NAGODE, J. C.; PARDO, J. V. Dissociable systems of working memory for rhythm and melody. NeuroImage, n. 57, p. 1572-1579, 2011. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21645625>. Acesso em: 20/12/2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.neuroimage.2011.05.061
KALAKOSKI, V. Effect of skill level on recall of visually presented patterns of musical notes. Scandinavian Journal of Psychology, n. 48, p. 87-96, 2007. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17430362>. Acesso em: 20/12/2017. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9450.2007.00535.x
KARPINSKI, G. S. Aural skills acquisition: the development of listening, reading, and performing skills in college-level musicians. New York: Oxford University Press, 2000. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780195117851.001.0001
KELLER, T. A.; COWAN, N.; SAULTS, J. S. Can auditory memory for tone pitch be rehearsed? Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory and Cognition, vol. 21, n. 3, p. 635-645, 1995. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7602265>. Acesso em: 20/12/2017. DOI: https://doi.org/10.1037/0278-7393.21.3.635
KLEEMAN, J. E. The parameters of musical transmission. The Journal of Musicology, vol. 14, n. 1, p. 1-22, 1985-1986. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/763720>. Acesso em: 20/12/2017. DOI: https://doi.org/10.1525/jm.1985.4.1.03a00010
KRUMHANSL, C. L. Memory for musical surface. Music and Cognition, vol. 19, n. 4, p.401-411, 1991. Disponível em: <http://music.psych.cornell.edu/articles/tonality/MemoryForMusicalSurface.pdf>. Acesso em 20/12/2017. DOI: https://doi.org/10.3758/BF03197145
PIAGET, J.; INHELDER, B. Memória e inteligência. Rio de Janeiro: Editora Artenova/Editora da Universidade de Brasília, s.d.
RADVANSKY, G. A.; POTTER, J. K. Source cuing: memory for melodies. Memory and Cognition, vol. 28, n. 5, p. 693-699, 2000. Disponível em: <http://www3.nd.edu/~memory/Reprints/Radvansky%20&%20Potter%202000%20%28Memory%20&%20Cognition%29.pdf>. Acesso em: 20/12/2017. DOI: https://doi.org/10.3758/BF03198403
ROGERS, Michael R. Teaching approaches in music theory: an overview of pedagogical philosophies. 2 ed. Carbondale: Southern Illinois University Press, 2004.
SLOBODA, J. A. A mente musical: a psicologia cognitiva da música. Londrina: EDUEL, 2008.
______. Immediate recall of melodies. In: SLOBODA, J. A. Exploring the musical mind: cognition, emotion, ability, function. New York: Oxford University Press, 2010.
THOMPSON, W. F. Intervals and scales. In: DEUTSCH, D. (ed.). The psychology of music. 3 ed. London: Academic Press, 2013, p. 107-140. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-381460-9.00004-3
VANZELLA, P.; WEISS, M.; SCHELLENBERG, G.; TREHUB, S. O ouvido absoluto não facilita a memorização de melodias. In: SIMPÓSIO DE COGNIÇíO E ARTES MUSICAIS, 10, 2014, Campinas. Anais... Campinas: 2014, p. 285-292. Disponível em: <http://www.abcogmus.org/simcam/index.php/simcam/simcam10/paper/view/391>. Acesso em: 20/12/2017.
WHITE, John D. Guidelines for college teaching of music theory. 2 ed. Lanham: The Scarecrow Press, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Caroline Caregnato
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.