Desafios da prática instrumental e autorregulação: um estudo com percussionistas

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Autores/as

  • Flávio Denis Dias Veloso Universidade Federal do Paraná
  • Rosane Cardoso Araújo Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2142

Resumen

A autorregulação da aprendizagem é a capacidade de o aluno intervir de forma ativa e consciente no próprio desenvolvimento em determinado contexto, favorecendo o controle de aspectos motivacionais e metacognitivos. Para os instrumentistas, o desenvolvimento de competências autorregulatórias exerce influência direta na qualidade do envolvimento com seus estudos. Assim, o objetivo central desta pesquisa foi verificar, por meio de um estudo de levantamento, a possí­vel existência de aspectos autorregulatórios na rotina de estudo de percussionistas em cursos de bacharelado em música. Participaram deste estudo 20 alunos(as) de quatro universidade das regiões Sudeste e Sul do Brasil. Os resultados indicaram que, de um modo geral, entre as 12 competências autorregulatórias investigadas, a habilidade melhor desenvolvida pelos percussionistas foi a "atribuição causal" , enquanto a competência "monitoramento do progresso" apresentou-se como a menos dominada.

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Biografía del autor/a

Flávio Denis Dias Veloso, Universidade Federal do Paraná

Flávio Denis Dias Veloso é Mestrando em Música pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba-PR, Brasil) com bolsa CAPES e membro do grupo de pesquisa PROFCEM – Processos Formativos e Cognitivos em Educação Musical. E-mail: flavio.d.veloso@hotmail.com

Rosane Cardoso Araújo, Universidade Federal do Paraná

Dra. Rosane Cardoso de Araújo é Bolsista de Produtividade CNPq, professora associada na Universidade Federal do Paraná (Curitiba-PR, Brasil), coordenadora do grupo de pesquisa PROFCEM – Processos Formativos e Cognitivos em Educação Musical e Vice-presidente da ABCM - Associação Brasileira de Cognição Musical (gestão 2018-2021). E-mail: rosane_caraujo@yahoo.com.br

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Publicado

2017-06-01

Cómo citar

Veloso, F. D. D., & Araújo, R. C. (2017). Desafios da prática instrumental e autorregulação: um estudo com percussionistas. Revista Vórtex, 5(2), 1–27. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2142

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