Abordagem Sociointerativa da Performance Musical – Reflexões Sobre Redes Sociocolaborativas da Cultura Popular em João Pessoa-PB
Visualizações: 126DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2019.7.1.2686Abstract
Este trabalho apresenta e discute uma abordagem sociointerativa como parte da compreensão da performance musical de grupos de cultura popular na contemporaneidade. Para isso, tomo como base uma pesquisa bibliográfica em torno dos estudos da performance, focalizando aqui as áreas da etnomusicologia e da sociologia, articulando-se com uma pesquisa etnográfica realizada durante quatro anos com dois grupos de cultura popular na região metropolitana de João Pessoa-PB. Os resultados apontam para uma abordagem da performance em torno da compreensão de sujeitos e coletividades em interação à partir do estabelecimento, compartilhamento e ressignificação de convenções sociomusicais.
Downloads
References
BAUMAN, Richard. Verbal Art as Performance. American Anthropologist, v. 77, n. 2, p. 290–311, 1975. DOI: https://doi.org/10.1525/aa.1975.77.2.02a00030
BECKER, Howard Saul. Art Worlds. Berkley, Los Angeles: University of California Press, 1982.
BÉHAGUE, Gerard. Performance practice. Westport: Greenwood Press, 1984.
BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Rio de Janeiro: Vozes, 1991.
BLACKING, John. How musical is man? 5. ed. London: University of Washington Press, 1995.
______. The study of man as music-maker. In: BLACKING, John; KEALIINOHOMOKO, Joann W. The Performing Arts: Music and Dance. Paris, New York: Walter de Gruyter, 1979. .
BUCHANAN, Donna A. Soundscapes from the Americas: Ethnomusicological Essays on the Power, Poetics, and Ontology of Performance. Burlington: Ashgate Publishing, Ltd., 2014.
CARLSON, Marvin A. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
CUNHA, Paulo Anchieta Florentino da. O Movimento Folclórico Brasileiro e seus desdobramentos na Paraíba: uma aproximação a partir da trajetória de Hugo Moura (1960 a 1978). 2011. Dissertação de mestrado em Antropologia – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
RIBEIRO, Emilson. Entrevista concedida Fábio Henrique Ribeiro e Wagner Santana de Araújo. Arquivo de áudio digital [mp3], duração 03:01:05, João Pessoa/PB, 13 mar. 2016.
RIBEIRO, Fábio Henrique Gomes. Performance musical na cultura popular contemporânea de João Pessoa. 2017. Tese de doutorado em Música – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
FGV. Centro Popular de Cultura. Disponível em: <http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/NaPresidenciaRepublica/Centro_Popular_de_Cultura>. Acesso em: 26 jul. 2016.
GOFFMAN, Erving. Comportamento em lugares públicos: notas sobre a organização social dos ajuntamentos. Petrópolis: Vozes, 2010.
______. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face. Tradução Fábio Rodrigues Ribeiro da Silva. Petrópolis: Vozes, 2011.
______. The presentation of self in everyday life. Harmondsworth: Penguin, 1990.
KAPCHAN, Deborah A. Performance. The Journal of American Folklore, v. 108, n. 430, p. 479–508, 1995. DOI: https://doi.org/10.2307/541657
LIMA, Agostinho Jorge De. A brincadeira do Cavalo-Marinho na Paraíba. 2008. Tese de doutorado em Música – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.
LUCENA, Piragibe De. Ten. Lucena. João Pessoa: [s.e.], 1986.
MARTINS, Yguatemy Maria de Lucena. Entre o porto e o mar: a história do CTPC e da cultura popular em Cabedelo. 1993. Dissertação de mestrado em Educação – UFPB, João Pessoa, 1993.
ROMERO, Sylvio. Cantos populares do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves / Livraria Clássica de Avles e Comp., 1897. (Folk-lore Brasileiro).
SCHECHNER, Richard. Performance theory. New York: Routledge, 2003. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203361887
SEEGER, Anthony. Por que cantam os Kisêdjê. São Paulo: Cosac Nayf, 2015.
TAGG, Philip. Music"™s meanings: a modern musicology for non-musos - "good for musos, too". New York & Huddersfield: The Mass Media Music Scholars"™ Press, Inc., 2013.
TURINO, Thomas. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: University of Chicago Press, 2008.
TURNER, Victor W. From ritual to theatre: the human seriousness of play. New York: PAJ Publ., 1996.
VILHENA, Luis Rodolfo. Projeto e Missão: O Movimento Folclórico Brasileiro, 1947-1964. Rio de Janeiro: Funarte/Fundação Getulio Vargas, 1997.
WILLIAMS, Raymond. Culture and Materialism: Selected Essays. London, New York: Verso, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.