Composição para Piano a Quatro Mãos e Dois Comentários de Edson Zampronha: Elementos musicais de identificação e de sincronia técnico-interpretativa
Visualizações: 78DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2168Abstract
Neste artigo são discutidas questões que orientaram a realização pianística da obra Composição para Piano a Quatro Mãos e Dois Comentários (1985-2005) do compositor Edson Zampronha (1963-). É resultado de um processo que iniciou na audição, escolha e prática instrumental da obra para a sua realização em Recital-Palestra. Objetiva-se abordar aspectos relativos à sincronia e integração de movimentos entre os pianistas, e assinalar elementos musicais de correlação entre as três peças que constituem a obra em destaque, com a finalidade de otimizar o trabalho e a execução pianística de repertório para piano a quatro mãos. Os conteúdos apresentados referem-se, teórica e praticamente, ao desempenho e coordenação de movimentos em gestos e à interpretação da obra, e encontram-se aplicados em excertos musicais, considerados os efeitos sonoros vinculados a características específicas de cada peça.Downloads
References
BARROS, Luís Cláudio. A pesquisa empírica sobre o planejamento da execução instrumental: uma reflexão crítica do sujeito de um estudo de caso. [Doutorado em Música]. Porto Alegre-BR: UFRGS, 2008.
MACHADO, Fernanda Rosa. Abordagens de estudo e performance na obra Elegía de Edson Zampronha para violoncelo e eletroacústica [Dissertação de Mestrado]. Natal-RN: UFPR, 2015.
MAGGIL, Richard A.. Aprendizagem motora – conceitos e aplicações. Tradução: Aracy Mandes da Costa. São Paulo SP: Edgard Blücher, 2005.
PÓVOAS, Maria Bernardete Castelan. Ação pianística, desempenho e controle do movimento: uma perspectiva interdisciplinar. Salvador-BA: In: III Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Salvador: EDUFBA, 2007: 540–548.
_______. Ciclos de movimento – um recurso técnico-estratégico interdisciplinar de organização do movimento na ação pianística. Brasília-DF. In: XVI Congresso da ANPPOM. Brasília: UNB, 2006. p. 665-670.
_______. Princípio da Relação e Regulação do Impulso-Movimento. Possíveis Reflexos na Ação Pianística. [Doutorado em Música]. Porto Alegre-BR: UFRGS, 1999.
_______. BARROS, Luís Cláudio. O efeito da antecipação do gesto pianístico: Recursos sonoro-interpretativos e estratégias de estudo na prática das Brasilianas n.8 e n.12 para piano a quatro mãos de Osvaldo Lacerda (1927-2011). Aveiro, PT. In: Performa15 International Conference on Musical Performance. Aveiro: UA, 2015, p. 1-14.
SCHMIDT, Richard Allen; LEE, Timothy D.. Aprendizagem e Performance Motora – dos princípios í aplicação. Porto Alegre: Artmed Editora, 9ª Edição, 2014.
SCHMIDT, Richard Allen; Wrisberg, Craig A.. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem de aprendizagem baseada no problema. 2001.
SlOBODA, John A.. A mente musical. Tradução: Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina PR: Eduel, 2008.
TEIXEIRA, Luis Augusto. Controle Motor. Darueri SP: Manole Editora, 2010.
Discografia
Edson Zampronha: Sensibile: ZAMPRONHA, Edson (Compositor), MASTROGIOVANNI, Attilio (Intérprete, piano). São Paulo: Clássicos Editorial, Espaço Promon. 2006 1 CD.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Vortex Music Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.