Explorando o Potencial da Impressão 3D na Fabricação de Instrumentos Musicais: Revisão Sistemática

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8611

Palavras-chave:

Impressão de instrumentos musicais, Ciência e tecnologia em 3D, Ensino de música

Resumo

O presente estudo tem como objetivo mapear as potencialidades e limitações da impressão 3D na fabricação de instrumentos musicais, com foco no ensino de música. Este estudo constitui uma revisão sistemática da literatura, conduzida utilizando a abordagem do Methodi Ordinatio. As buscas foram conduzidas em março de 2023 nas bases de dados Web of Science, ScienceDirect, Scopus e SciELO. Durante a pesquisa, foi empregada a combinação de termos-chave "Printed musical instruments", "Science and technology in 3D" e "music teaching" articulados pelo operador booleano AND. O corpo de pesquisa final compreendeu um total de 11 artigos. Constatou-se que é crescente o uso da impressão 3D na fabricação de instrumentos musicais. Os estudos analisados abordam aspectos como qualidade sonora, materiais e técnicas. Conclui-se que a impressão 3D tem potencial na fabricação de instrumentos, promovendo inovações em design, qualidade e acessibilidade, especialmente na música inclusiva, com oportunidades adicionais pela integração com eletrônica.

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Biografia do Autor

Gizele Iank Leite, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia na UTFPR, Campus Ponta Grossa. Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR, Especialista em Ensino de Ciência e Tecnologia pelo Instituto Federal do Paraná, Psicologia Educacional e Psicopedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Canto Coral Infanto-Juvenil pelo Centro Universitário Claretiano e Musicoterapia pela Faveni. Graduada em Física pelo Instituto Federal do Paraná, Música e Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano. Atualmente trabalha como docente de Física e Escrita Científica na Instituição de Ensino Unifateb em Telêmaco Borba, Professora de Teoria Musical no Conservatório Maestro Paulino em Ponta Grossa.

Luiz Alberto Pilatti , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Foi Diretor-Geral do Campus Ponta Grossa (2004-2012), Vice-Reitor (2012-2016) e Reitor (2016-2020) da UTFPR. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Campus Ponta Grossa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq.

Awdry Feisser Miquelin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Licenciatura em Física pela UEPG, mestre em Educação pela UFSM e Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. Professor Associado no DAENS da UTFPR - Campus Ponta Grossa, professor do PPGECT - Mestrado e Doutorado. Coordenador do Doutorado do PPGECT. Desenvolve projetos interdisciplinares voltados a abordagem sistêmica, relações entre ensino, ciência e tecnologia e sociedade, ciência, arte e tecnologia, análise de sistemas educacionais tecnológicos comunicativos, mediação de tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica para o Ensino Superior e a Escola Básica envolvendo didática, ensino e aprendizagem. Coordeno o Grupo de Pesquisas Em Arte, Ciência e Tecnologia: GPACT.

Matheus Pereira Postigo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (IQSC-USP), Mestre em Ciências, Sub-área Física Biomolecular, com ênfase em Bioquímica, Biofísica, Química Medicinal, Farmacologia e Planejamento de Fármacos, pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), Doutor em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (IQSC-USP). Desenvolve projeto de pós-doutorado junto ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) em parceria com a Embrapa Instrumentação. Atualmente é docente do Departamento de Engenharia Química da UTFPR, campus Ponta Grossa, lecionando na área de Química Analítica e responsável pela Incubadora de Inovações da UTFPR-PG, atuando nas áreas de Gestão da Inovação e Prototipagem.

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Publicado

07.09.2024

Como Citar

Iank Leite, G., Alberto Pilatti , L., Feisser Miquelin, A., & Pereira Postigo, M. (2024). Explorando o Potencial da Impressão 3D na Fabricação de Instrumentos Musicais: Revisão Sistemática. Revista Vórtex, 12, 1–23. https://doi.org/10.33871/vortex.2024.12.8611

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