“Nosso modelo é o som”: O espectralismo de Gérard Grisey, processos, temporalidades e influências

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8235

Palavras-chave:

Gérard Grisey, Síntese instrumental, Graus de mudança, Grau de previsibilidade, Tempo musical

Resumo

A música espectral, especificamente a de Gérard Grisey, revela um universo sonoro que entrelaça as pequenas variações de suas morfologias internas, o controle do tempo musical e a emergência de fenômenos acústicos e psicoacústicos singulares. Neste artigo, indagamos se o espectralismo é um movimento de ruptura com o passado ou reorganiza processos e técnicas composicionais anteriores, especificamente da vertente da música eletrônica do Estúdio da WDR, de Colônia. Para tanto, analisamos as noções de síntese instrumental, graus de mudança e grau de previsibilidade (pré-audibilidade) de Grisey, e veremos se elas se relacionam com procedimentos similares desenvolvidos anteriormente por outros compositores. Abordamos também como essas noções são aplicadas nas obras Périodes (1974), Partiels (1975) e Modulations (1976-77).  Concluímos esboçando uma articulação entre as epistemologias composicionais do serialismo integral dos anos 1950-60 e a proposta espectralista em que, apesar das diferenças, haveria uma convergência sobre o tempo musical, concebido como um fenômeno emergente decorrente da interação entre os outros parâmetros musicais.

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Biografia do Autor

Danilo Rossetti, Universidade Federal de Mato Grosso

Danilo Rossetti é professor, pesquisador e compositor. Seu trabalho enfoca o uso da tecnologia e pesquisa interdisciplinar em processos criativos, performances e análises musicais. É autor de peças para diferentes formações instrumentais, acusmáticas, mistas e multimídia (instalações audiovisuais, música, dança e telemática) apresentadas em diversos eventos nacionais e internacionais, além de autor e coautor de vários artigos sobre processos criativos em música e análises musicais. É professor do Departamento de Artes da UFMT, docente colaborador do PPG em Música do IA- UNICAMP e líder do grupo de pesquisa “Criação, análise e performance musical com suporte computacional” (UFMT/CNPq). É doutor em Música pela UNICAMP com estágio doutoral no CICM da Universidade Paris 8, e realizou pesquisa de pós-doutorado NICS-UNICAMP com apoio da FAPESP.

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Publicado

24.12.2023

Como Citar

Rossetti, D. (2023). “Nosso modelo é o som”: O espectralismo de Gérard Grisey, processos, temporalidades e influências. Revista Vórtex, 11(3), 1–24. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.3.8235

Edição

Seção

Dossiê ”25 years without Gérard Grisey”

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