Experiências em Musicoterapia sob a Perspectiva da Música Ubíqua

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7772

Palavras-chave:

Bem-estar, Ubimus, Terapia, Tecnologias Cotidianas, Espaços Cotidianos

Resumo

Relatamos as estratégias e os procedimentos adotados no desenvolvimento do Programa de musicoterapia para profissionais da saúde (PROMUS). A proposta insere-se no contexto das iniciativas ubimus que visam o incentivo ao bem-estar através da disponibilização e o estudo do impacto do suporte tecnológico em contextos cotidianos. Em particular, atentamos para a utilização de ambientes que previamente não eram considerados como espaços com potencialidade de aplicação musicoterapêutica. Outro aspecto inovador da presente proposta é o reaproveitamento de tecnologia já disponível nas atividades do dia a dia do público-alvo. Essa utilização de tecnologia leve, de baixo custo operativo e compatível com um perfil diverso de potenciais participantes está fortemente alinhada às práticas estabelecidas dentro da comunidade ubimus. Discutimos as implicações desta proposta para a ampliação do vínculo entre ubimus e os usos terapêuticos dos recursos musicais.

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Biografia do Autor

Tereza Raquel Alcântara-Silva, Universidade Federal de Goiás

Tereza Raquel Alcântara-Silva atua no campo da musicoterapia na Universidade Federal de Goiás. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9363-5747. E-mail: terezaraquel.mas@gmail.com

Sandra Rocha do Nascimento, Universidade Federal de Goiás

Sandra Rocha do Nascimento é Doutora em Educação, Docente do curso de Graduação em Musicoterapia da Escola de Música e Artes Cênicas - UFG. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4720-7060. E-mail: sandrarocha@ufg.br

Mayara Kelly Alves Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

Mayara Kelly Alves Ribeiro é Professora adjunto da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0470-8199. E-mail: mayararibeiro@ufg.br

Damián Keller, Universidade Federal do Acre | Universidade Federal da Paraíba

Damián Keller é professor titular de música e tecnologia na Universidade Federal do Acre e na Universidade Federal da Paraíba, vinculado ao Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP). OCID: https://orcid.org/0000-0002-0866-3066. dkeller@ccrma.stanford.edu

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Publicado

15.04.2023

Como Citar

Alcântara-Silva, T. R., Rocha do Nascimento, S., Alves Ribeiro, M. K., & Keller, D. (2023). Experiências em Musicoterapia sob a Perspectiva da Música Ubíqua. Revista Vórtex, 11(1), 1–20. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7772

Edição

Seção

Dossier “Ubimus, Gastrossônica e Bem-estar”

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