O Gesto na composição musical

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Autores

  • Marcell Steuernagel Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.1.758

Resumo

Este artigo aborda a questão do gesto no campo da composição musical. A discussão está baseada em conceitos desenvolvidos pelos compositores Trevor Wishart e Mark Sullivan. A partir da proposição que Wishart faz da noção de gesto como um enunciado e da concepção de Sullivan do gesto como um construto hí­brido, o artigo propõe uma conceptualização instrumental para aplicação no âmbito pretendido. Analogias o campo da música e campos análogos, tais como o da linguí­stica, são empregados para desenvolver o conceito do gesto especificamente para dentro do campo da composição musical.

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Biografia do Autor

Marcell Steuernagel, Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova (UNESPAR)

Marcell Steuernagel é compositor e regente formado pela EMBAP/PR, e Mestre em Música pela UFPR. O foco de sua pesquisa está na composição musical contemporânea do ponto da vista das interdisciplinaridades nascidas do exercí­cio da composição em contextos especí­ficos e associada a estas funções contextuais.

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Publicado

30.06.2015

Como Citar

Steuernagel, M. (2015). O Gesto na composição musical. Revista Vórtex, 3(1), 146–158. https://doi.org/10.33871/23179937.2015.3.1.758

Edição

Seção

Artigos

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