Pesquisa em composição e análise: Ferramentas computacionais, inter-relações e emergências

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7382

Palavras-chave:

Composição musical, Análise Musical, pesquisa em música, Musicologia Sistemática, Emergência sonológica

Resumo

Nos séculos XX e XXI o suporte computacional promoveu inter-relações entre as áreas de composição e análise musical de forma singular. Dentro do contexto acadêmico, a relação entre estas duas áreas pode se dar por meio de proposições de hipóteses analíticas cujos resultados de análise que são utilizados em novas criações. Neste artigo, colocamos a questão se estas áreas podem configurar um sistema que se retroalimenta e se transforma constantemente a partir das novas informações obtidas no decorrer dos processos. Propomos a análise da obra Substâncias moldáveis – versão 2 que apresenta uma segmentação formal em duas partes com características sonoras distintas. Para a análise de cada parte, adotamos ferramentas de análise específicas considerando a hipótese de que as ferramentas empregadas devem se adaptar às características da obra. Como análise dos resultados, integramos duas partes gerando representações gráficas comparativas de características acústicas e psicoacústicas analisadas. Por fim, como conclusão, fornecemos uma interpretação dos fenômenos emergentes das massas e texturas sonoras presentes na obra a partir das representações gráficas criadas.

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Biografia do Autor

Danilo Rossetti, Universidade Federal de Mato Grosso

Danilo Rossetti é professor, pesquisador e compositor. Seu trabalho enfoca o uso da tecnologia e pesquisa interdisciplinar em processos criativos, performances e análises musicais. É autor de peças para diferentes formações instrumentais, acusmáticas, mistas e multimídia (instalações audiovisuais, música, dança e telemática) apresentadas em diversos eventos nacionais e internacionais, além de autor e coautor de vários artigos sobre processos criativos em música e análises musicais. Professor do Departamento de Artes da UFMT e docente colaborador do PPG em Música do IA-UNICAMP, é líder do grupo de pesquisa “Criação, análise e performance musical com suporte computacional” (UFMT/CNPq). É doutor em Música pela UNICAMP com estágio doutoral no CICM da Universidade Paris 8, e realizou pesquisa de pós-doutorado NICS-UNICAMP com apoio da FAPESP. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7690-8048. E-mail: d.a.a.rossetti@gmail.com

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Publicado

08.04.2023

Como Citar

Rossetti, D. (2023). Pesquisa em composição e análise: Ferramentas computacionais, inter-relações e emergências. Revista Vórtex, 11(1), 1–31. https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7382

Edição

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