Nem idiomatismo nem técnica estendida: abordagens do vibrafone em Traldi e Rosauro
Visualizações: 74DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.7312Palavras-chave:
Abordagem composicional, Filosofias da prática percussiva, Vibrafone solo, Ney Rosauro, César TraldiResumo
Muito presentes na literatura acadêmica brasileira sobre vibrafone (e em pesquisas em geral sobre composição, análise ou performance para algum instrumento específico), os conceitos de idiomatismo e técnica estendida são abordados a partir de uma revisão sistemática com ênfase nas problematizações de Padovani e Ferraz (2011), Romão (2012), Labrada (2014) e Hashimoto (2017). A partir desta revisão, propôs-se a perspectiva das “abordagens”, derivadas das duas “filosofias” que Globokar (1992) aponta em relação às práticas percussivas do século XX, com o objetivo de compreender como dois vibrafonistas-compositores, brasileiros e em atividade, compõem para o próprio instrumento em duas peças específicas: Ney Rosauro, em Lied, e Cesar Traldi, em SKYY. Embora não seja um método de análise, esta proposição conceitual permite redirecionar o debate e compreender também como ambos transitam entre diferentes abordagens, de acordo com suas opções estéticas.
Downloads
Referências
BARTOLOZZI, Bruno. New Sounds for Woodwind. London. London; New York: Oxford University Press, 1967.
BOK, Henri; WENDEL, Eugen. Nouvelles techniques de la clarinette basse. Paris: Editions Salabert, 1989.
ESCUDEIRO, Daniel. Intertextualidade idiomática na música: apontamentos para um conceito e prática no século XXI. In: II Simpósio Brasileiro de Pós-graduandos em Música (SIMPOM). 2012, Rio de Janeiro. Anais. Disponível em: <http://seer.unirio.br/index.php/simpom/article/viewFile/2436/>. Acesso em: 9 jul. 2020.
GLOBOKAR, Vinko. Anti-Badabum. Tradução Nancy François. Percussive Notes, Indianapolis, EUA, n. 31, n. 1, p. 77-82, outubro de 1992.
HASHIMOTO, Fernando. Técnicas estendidas em obras brasileiras para tímpanos solo: inovação e soluções técnico-instrumentais. ÍMPAR: Online Journal for Artistic Research, v. 1, n. 2, p. 63-70, 2017.
LABRADA, Leonardo. Possibilidades e Categorias de Exploração Tímbrica: considerações sobre as relações intérprete/instrumento na Performance. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2014.
LACHENMANN, Helmut (1966). Typologie de la musique contemporaine. In: LACHENMANN, Helmut. Écrits et entretiens. Org.: Martin Kaltenecker. Trad.: Olivier Mannoni e Martin Kaltnecker. Paris: Contrechamps, 2009. 37-104. DOI: https://doi.org/10.4000/books.contrechamps.748
LIAO, Wan-Chun. Ney Rosauro’s Two Concert for Marimba and Orchestra: Analysis, Pedagogy and Artistic Considerations. DMA diss., University of Miami, 2005.
MARTINS, Natali. Música cênica no repertório de percussão contemporâneo: estudo interpretativo de Toucher, de Vinko Globokar. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, 2015. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/285193>. Acesso em: 28 ago. 2020.
MISINA, Guilherme Massao. Estudo interpretativo da obra SKYY (2015), de Cesar Traldi. Anais II Congresso Brasileiro de Percussão - UFMG, Belo Horizonte, MG, p. 171-178, 2019.
NASCIMENTO, Ismael. O idiomatismo na obra para violão solo de Sebastião Tapajós. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/95097>. Acesso em: 17 mai. 2021.
PADOVANI, José Henrique; FERRAZ, Silvio. Proto-história, evolução e situação atual das técnicas estendidas na criação musical e na performance. Revista Música Hodie, v. 11, n. 2, 2011.
PERPETUO, Irineu Franco. O voo do clarinete solo brasileiro. In: WILKENS, Jairo. Clarinete Solo Brasileiro. Curitiba, PR: Paideia Musical, 2016. 1 CD.
PILGER, Hugo Vargas. Aspectos idiomáticos na fantasia para violoncelo e orquestra de Heitor Villa-Lobos. Anais do SIMPOM, n. 1, 2010. pp. 758-767.
RANCIÈRE, Jacques. “A literatura impensável”. In: RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. pp. 25-46.
REHFELDT, Philip. New directions for clarinet. Revised edition. Oxford: The Scarecrow Press, 1994.
ROCHA, Miriam. Reflexões sobre o idiomatismo do piano no Trio nº 1 de Heitor Villa-Lobos e construção de uma interpretação para a performance. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/AAGS-AVLFU9>. Acesso em: 17 mai. 2021.
ROMÃO, Paulo César Veríssimo. Técnicas estendidas: reflexões e aplicações ao violão. Anais do SIMPOM, n. 2, 2012. pp. 1293-1302.
ROSAURO, Ney. Lied (From Sonata Periods of Life). Frankfurt: Zimmermann Verlag, 1985. Partitura. 6 páginas. Vibrafone
SCARDUELLI, Fabio. A obra para violão solo de Almeida Prado. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 2007. Disponível em: <https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=482002>. Acesso em: 28 ago. 2020.
SCHAEFFER, Pierre. Traitée des Objets Musicaux. Paris: Seuil, 1966.
SMALLEY, Denis. Spectromorphology: explaining sound-shapes. Organized Sound, nº 2, p. 107- 126, 1997. DOI: https://doi.org/10.1017/S1355771897009059
STRANGE, Allen; STRANGE, Patricia. The contemporary violin: extended performance techniques. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 2001.
TRALDI, César A. SKYY. Edição não publicada disponibilizada pelo compositor, 2015. Partitura. 3 páginas. Vibrafone.
TULLIO, Eduardo Fraga. O idiomatismo nas composições para percussão de Luiz D’Anunciação, Ney Rosauro e Fernando Iazzetta: Análise, Edição e Performance de obras selecionadas. In: Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 15., 2005, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2005, pp. 296-303.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Isabella Tais Sonsin, Alexandre Remuzzi Ficagna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.