O triunfo da Semana de 22 na crítica musical: Mário de Andrade e Luiz Heitor, 1927 a 1945
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https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.3.7013Palavras-chave:
crítica musical, modernismo, Oscar Guanabarino, Mário de Andrade, Luiz HeitorResumo
O artigo exemplifica padrões de crítica musical no Brasil anteriores à Semana de 22 atentando para um número da Revista Musical e de Belas Artes e para textos de Oscar Guanabarino, em O Paiz em 1886 e no Jornal do Comércio em 1922. A proposição de um modelo de crítica musical modernista é derivada da análise de produções de dois críticos: Mário de Andrade, sua produção para o jornal Diário Nacional (1927 a 1932) e aspectos de crítica musical em seu livro Ensaio sobre a música brasileira (1928) e Luiz Heitor Correa de Azevedo em textos para a revista Cultura Política entre 1941 e 1945.
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