O triunfo da Semana de 22 na crítica musical: Mário de Andrade e Luiz Heitor, 1927 a 1945

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.3.7013

Palavras-chave:

crítica musical, modernismo, Oscar Guanabarino, Mário de Andrade, Luiz Heitor

Resumo

O artigo exemplifica padrões de crítica musical no Brasil anteriores à Semana de 22 atentando para um número da Revista Musical e de Belas Artes e para textos de Oscar Guanabarino, em O Paiz em 1886 e no Jornal do Comércio em 1922. A proposição de um modelo de crítica musical modernista é derivada da análise de produções de dois críticos: Mário de Andrade, sua produção para o jornal Diário Nacional (1927 a 1932) e aspectos de crítica musical em seu livro Ensaio sobre a música brasileira (1928) e Luiz Heitor Correa de Azevedo em textos para a revista Cultura Política entre 1941 e 1945.

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Biografia do Autor

André Egg, Universidade Estadual do Paraná

André Egg é professor da UNESPAR e do PPGMUS-UNESPAR. Professor do PPGHIS-UFPR. Doutor em História Social pela USP. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2991-1978. E-mail: andre.egg@unespar.edu.br

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Publicado

16.12.2022

Como Citar

Egg, A. (2022). O triunfo da Semana de 22 na crítica musical: Mário de Andrade e Luiz Heitor, 1927 a 1945. Revista Vórtex, 10(3), 1–26. https://doi.org/10.33871/23179937.2022.10.3.7013

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