A concepção de silêncio em John Cage e Toru Takemitsu sob a luz da teoria pós-humana
Visualizações: 93DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.6824Palavras-chave:
Silêncio, John Cage, Toru Takemitsu, Pós-humano, Rosi BraidottiResumo
Este artigo apresenta dois tipos de silêncio, um positivo e outro negativo, respectivamente, em John Cage e Toru Takemitsu, sob a luz da teoria pós-humana de Rosi Braidotti. Percebemos que enquanto Cage se aproxima de filosofias orientais para alcançar sua definição de silêncio como ausência de intenção e afastamento do ego, Takemitsu apresenta concepções mais próximas da cultura ocidental, onde o silêncio é um confronto com o eu e uma representação da efemeridade da vida humana. Assim, argumentamos, a partir de Braidotti, que o silêncio em Takemitsu está ligado ao humanismo antropocêntrico, sendo o silêncio um silêncio negativo, representando o grande fim. Por outro lado, defendemos que o silêncio Cageano é pós-humano pois introduz uma mudança de paradigma que iguala os sons produzidos pela espécie humana aos outros sons do mundo, em uma visão geocêntrica do homem como parte de um todo maior e igual a ele.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Prisms. Cambridge: MIT Press, 1997.
BRAIDOTTI, Rosi. The Posthuman. Cambridge: Polity Press, 2013.
CAGE, John. Silence. Middletown: Wesleyan University Press, 2019.
CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. São Paulo: Pensamento, 2007.
DANIELS, Dieter. ARNS, Inke (eds.). Sounds Like Silence. 2ed. Leipzig: Spector Books, 2018.
DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. 2ª Ed. São Paulo: Editora 34, 2020.
DERRIDA, Jacques, OWENS, Craig (trad.). The Parergon. The MIT Pess. October , Vol. 9 Summer, 1979, pp. 3-41. DOI: https://doi.org/10.2307/778319
DOLEWKA, Marek. Silence as a Symbol of Death in the Reflection of Gisèle Brelet and Tōru Takemitsu. Kwartalnik Młodych Muzykologów UJ. Cracóvia, n. 30, v. 3/2016, p.115-128, 2016. DOI: https://doi.org/10.4467/23537094KMMUJ.16.018.8057
HELLER, Alberto Andrés. John Cage e a Poética do Silêncio. 2008. Tese (Doutorado, Letras) - Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2008.
JANKÉLÉVITCH, Vladimir. A Música e o Inefável. São Paulo: Perspectiva, 2018.
JUNG, Carl G. Prefácio in I Ching: O Livro das Mutações. São Paulo: Pensamento, 2006.
KRENAK, Ailton. Ideias Para Adiar o Fim do Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LIGOTTI, Thomas. The Conspiracy Against The Human Race. Nova York: Hippocampus Press, 2011.
ROTHENBERG, Jerome. Etnopoesia no Milênio. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2006.
SCHAFER, R. Murray. A Afinação do Mundo. 2ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011a.
SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. 2ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011b.
SUZUKI, Daisetz Teitaro. Introdução ao Zen-Budismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1961.
TAKEMITSU, Toru. Confronting Silences: Selected Writings. Berkeley: Fallen Leaf Press, 1995.
WISNIK, José Miguel. O Som e o Sentido: Uma Outra História das Músicas. São Paulo: Companhia das Letras-Círculo do Livro, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Guilherme Stromberg Guinski, Indioney Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.