A concepção de silêncio em John Cage e Toru Takemitsu sob a luz da teoria pós-humana
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https://doi.org/10.33871/23179937.2023.11.1.6824Palavras-chave:
Silêncio, John Cage, Toru Takemitsu, Pós-humano, Rosi BraidottiResumo
Este artigo apresenta dois tipos de silêncio, um positivo e outro negativo, respectivamente, em John Cage e Toru Takemitsu, sob a luz da teoria pós-humana de Rosi Braidotti. Percebemos que enquanto Cage se aproxima de filosofias orientais para alcançar sua definição de silêncio como ausência de intenção e afastamento do ego, Takemitsu apresenta concepções mais próximas da cultura ocidental, onde o silêncio é um confronto com o eu e uma representação da efemeridade da vida humana. Assim, argumentamos, a partir de Braidotti, que o silêncio em Takemitsu está ligado ao humanismo antropocêntrico, sendo o silêncio um silêncio negativo, representando o grande fim. Por outro lado, defendemos que o silêncio Cageano é pós-humano pois introduz uma mudança de paradigma que iguala os sons produzidos pela espécie humana aos outros sons do mundo, em uma visão geocêntrica do homem como parte de um todo maior e igual a ele.
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