O Ecletismo nas Canções de Câmara para Canto e Piano de Carlos Alberto Pinto Fonseca
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https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.2.19Palavras-chave:
Carlos Alberto Pinto Fonseca, Canção de Câmara Brasileira, Nacionalismo, Impressionismo, Ecletismo composicionalResumo
Este artigo aborda as 19 canções de caÌ‚mara compostas por Carlos Alberto Pinto Fonseca para canto e piano. Trata-se de uma siÌntese de trabalhos realizados sobre a obra vocal deste compositor mineiro do seÌculo XX, ainda pouco mencionado na literatura sobre a muÌsica brasileira. ApoÌs uma breve exposição sobre o compositor e seu legado composicional, haÌ uma discussão sobre o ecletismo contido em sua obra e, especialmente, no conjunto das 19 canções de caÌ‚mara sob duas perspectivas: a histoÌrica e a analiÌtico-musical. Sob o ponto de vista histoÌrico, as canções de caÌ‚mara são apresentadas tendo como base as etapas da produção do compositor e os aspectos pessoais e esteÌticos que o influenciaram. Na sequeÌ‚ncia, o ecletismo eÌ discutido com base nos elementos musicais e poeÌticos contidos nas canções: textos, tratamento dado ao piano, presença de vocalises e esteÌticas adotadas, a partir das quais são apresentadas caracteriÌsticas individuais de cada canção.
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Referências
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