A linguagem do violão de 7 cordas – Uma palestra com Luiz Otávio Braga e Maurício Carrilho
Visualizações: 160DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2642Resumo
Em janeiro de 1997, os violonistas Luiz Otávio Braga e Maurício Carrilho fizeram parte do quadro de professores da XV Oficina de Música de Curitiba ministrando os cursos de violão e prática de choro. Como uma atividade paralela à programação oficial, mas que complementava o conteúdo trabalhado nos cursos, organizaram no Conservatório de MPB de Curitiba uma palestra sobre o violão de 7 cordas. Participando da Oficina como aluno, estive presente na palestra e pude registrá-la em fitas cassete, somando aproximadamente uma hora e meia de relatos e demonstrações ao violão por parte dos professores. Este trabalho é o resultado de um projeto que realizou a transcrição da gravação na íntegra, falas e exemplos musicais, em conjunto com algumas anotações feitas na ocasião.Downloads
Referências
BOLíO, Oscar. Batuque é um Privilégio: a percussão na música do Rio de Janeiro. 3ª edição. Rio de Janeiro: Lumiar, 2003.
BRAGA, Luiz Otávio e CARRILHO, Maurício: palestra [jan. 1997]. Curitiba: XV Oficina de Música de Curitiba, 1997. 2 fitas cassete (90 min).
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da Fala para a Escrita: atividades de retextualização. 10ª edição. São Paulo: Cortez, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luciano Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.