A presença da flauta doce e da flauta transversa na orquestra do Teatro do Mercado dos Gansos (Theater am Gänsemarkt), em Hamburgo, à luz das óperas de Reinhard Keiser (1674-1739)

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Autores

  • Lucia Becker Carpena Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2633

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar informações que permitam identificar e caracterizar o uso da flauta doce e da flauta transversa na orquestra do Teatro do Mercado dos Gansos (Theater am Gänsemarkt), na cidade de Hamburgo, à luz das 23 óperas de Reinhard Keiser (1674-1739). Esta caracterização compreende as diversas formações da orquestra, a identificação dos possí­veis flautistas e também, o papel que era reservado a cada um dos instrumentos (flauta doce e flauta transversa), em especial no contexto das árias com flauta obbligato. O trabalho também pretende comentar o processo de criação da orquestra, tal como a conhecemos a partir da segunda metade do século XVIII. Para fundamentar esta apresentação, as fontes teóricas são principalmente os trabalhos de Wilhelm Kleefeld (1900), Liselotte Krüger (1933), Klaus Zelm (1975), Renate Hübner-Hinderling (1992), Bruce Haynes (1993 e 2001) e John Spitzer (2004).

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Biografia do Autor

Lucia Becker Carpena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada do Departamento de Música da UFRGS, onde leciona flauta doce e prática de música antiga, atuando na Graduação e na Pós-Graduação. Foi diretora do Instituto de Artes da UFRGS durante o perí­odo 2014-2018. Possui Licenciatura em Música (UFRGS), Mestrado em Flauta Doce (Escola Superior de Stuttgart/Alemanha) e Doutorado em Música (UNICAMP, com estágio doutoral na UdK/Berlim). Como flautista, atua como camerista e solista com orquestras, no Brasil e no exterior. Desde 2012 é a diretora musical do projeto "Ópera na UFRGS", que já produziu as montagens de "Dido e Enéias" (Purcell), "Orfeu" (Monteverdi), "A bela e fiel Ariadne" (Conradi) e "Missa do Orfanato" (Mozart). Como pesquisadora dedica-se principalmente a dois temas: a ópera barroca alemã (em especial a ópera de Hamburgo) e o repertório brasileiro contemporâneo para flauta doce. É criadora e curadora da série "Brasiliana", publicada na Alemanha pela editora Tre Fontane, dedicada í  música brasileira para flatua doce. E-mail: lcarpena@terra.com.br

Referências

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Publicado

01.12.2018

Como Citar

Carpena, L. B. (2018). A presença da flauta doce e da flauta transversa na orquestra do Teatro do Mercado dos Gansos (Theater am Gänsemarkt), em Hamburgo, à luz das óperas de Reinhard Keiser (1674-1739). Revista Vórtex, 6(3). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.3.2633

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