O Gloria de Nepomuceno e o modelo formal cecilianista

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Autores

  • Thiago Plaça Teixeira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.1.2408

Resumo

O presente artigo visa analisar o contexto estético, o estilo e as relações de intertextualidade musical do Gloria da Missa a duas vozes de Alberto Nepomuceno (1864-1920). Verifica-se que a estruturação utilizada pelo compositor no que tange ao plano harmônico, à textura musical, às relações temáticas e aos andamentos, reproduz um específico modelo formal convencional do repertório sacro elaborado no contexto do movimento cecilianista em geral, e particularmente a forma musical encontrada no Gloria da Missa Te Deum laudamus de Lorenzo Perosi (1872-1956).

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Biografia do Autor

Thiago Plaça Teixeira, Universidade Federal do Paraná

Thiago Plaça Teixeira, nascido em Curitiba, é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); bacharel em Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap); mestre em Música e doutorando em Música (área de Musicologia) pela UFPR. Desenvolve atividades profissionais na área de Música como docente e como pianista, solista e acompanhador. Foi premiado no VI Concurso de Piano Prof. Edna Bassetti Habith, V Concurso Nacional de Piano da Embap e Concurso Internacional de Piano Honorina Barra. Como pianista acompanhador, trabalhou em montagens de óperas, coros, séries de concertos e festivais de música. Como pesquisador, direciona seus estudos principalmente à música sacra católica.

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Publicado

01.04.2018

Como Citar

Teixeira, T. P. (2018). O Gloria de Nepomuceno e o modelo formal cecilianista. Revista Vórtex, 6(1). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.1.2408

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Artigos

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