Silêncios, paisagens e objetos sonoros do filme Vidas Secas - Reflexões sobre técnica e poética na construção audiovisual
Visualizações: 173DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.1.2404Resumo
Esse artigo apresenta uma proposta de interpretação para a concepção de som do filme Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos. Busco abordar o trabalho de construção do som do filme, acompanhando como suas paisagens sonoras, silêncios e objetos sonoros constituem as relações entre os personagens e seus estados de espírito, articulando constelações de imagens ligadas à aspereza, ao sertão, a terra, ao trabalho de boiadeiro, à escassez e rudeza de sua vida. Busco também refletir criticamente sobre as noções de paisagem e objeto sonoro sem, contudo, descartar a relevância dessas noções para a abordagem do audiovisual.
Downloads
Referências
ALVIM, Luíza Beatriz. Paisagens sonoras de Robert Bresson: uma análise a partir dos conceitos de Murray Schafer. Ciberlegenda, Niterói, v. 1, n. 24, p. 62- 72, 2011. Disponível em: <http://www.ciberlegenda.uff.br>. Acesso em: 02/11/2017. DOI: https://doi.org/10.22409/c-legenda.v1i24.26203
ANTUNES, Jorge. O silêncio. Opus, Goiânia, no 6, p. 1-9, outubro de 1999. Disponível em: <http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/65/51>. Acesso em: 02/11/2017.
ARAÚJO, Jurema. Entre silêncios e movências: narrativas do nordeste brasileiro em Graciliano Ramos e Nelson Pereira dos Santos. Desenredos, Teresina, ano IV, n. 22, p. 1-11, dezembro de 2014. Disponível em: <http://desenredos.dominiotemporario.com/doc/22-artigo-Jurema-VidasSecas.pdf>. Acesso em: 02/11/2017.
ATTALI, Jacques. Noise: the political economy of music. Minneapolis: The University of Minnesota Press, 2003.
AUGUSTO, Isabel Regina. Neo-realismo e Cinema Novo: a influência do neo-realismo italiano na cinematografia brasileira dos anos 1960. Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v.31, n.2, p. 139-163, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom>. Acesso em: 02/11/2017.
AUGUSTO, Sérgio. Este mundo é um pandeiro: a chanchada de Getúlio a JK. São Paulo: Cinemateca Brasileira; Companhia das Letras, 1989.
BURCH, Noël. Praxis do Cinema. Lisoa: Estampa, 1973.
CAESAR, Rodolfo. Prefácio. In: FLORES, Virgínia. O Cinema: uma arte sonora. São Paulo: Annablume,
p. 13-15.
CAGE, John. Silence: lectures and writings by John Cage. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press, 1961.
CARRASCO, Ney. Sygkhronos. A formação da poética musical do cinema. São Paulo: Via Lettera ; Fapesp, 2003.
CHION, Michel. L'audio-vision : son et image au cinéma. 2a ed. Lassay-les-Chateaux : Nathan, 2004.
COSTA, Fernando Morais da. O som no cinema brasileiro. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008.
DELEUZE, Gilles. Cinéma 1: l'image mouvement. Paris: Minuit, 1983.
DURAND, Gilbert. Les structures anthropologiques de l'imaginaire: introduction à l'archétypologie générale. 11a ed. Paris: Dunod, 1992.
FABRIS, Mariarosaria. A questão realista no cinema brasileiro: aportes neo-realistas. Alceu, Rio de janeiro, v.8, n.15 - p. 82 - 94 - jul./dez. 2007. Disponível em: <http://revistaalceu.com.puc- rio.br/media/Alceu_n15_Fabris.pdf>. Acesso em: 03/11/2017.
______.Nelson Pereira dos Santos: um olhar neo-realista? São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
FLOÌ‚RES, Virgínia. O Cinema: uma arte sonora. São Paulo: Annablume, 2013.
GARCIA, Demian. O som no cinema e a música concreta. Revista Científica/ FAP, Curitiba, v. 10, p. 135 – 146, jan./jun. 2014. Disponível em: <http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/Resumo_DemianGarcia_Cientifica_v10.pdf>. Acesso em: 03/11/2017.
GORBMAN, Claudia. Unheard melodies: narrative film music. Londres: BFI Publishing; Indiana University Press; Bloomington & Indianapolis, 1987.
GUERRINI JÚNIOR, IRINEU. A música no cinema brasileiro: os inovadores anos sessenta. São Paulo: Terceira Margem, 2009.
INGOLD, Tim. Against Soundscape. In: CARLYLE, Angus (Ed.). Autumn leaves: sound and the environment in artistic practice. Paris: Double Entendre, 2007. p. 10-13.
JACQUES, Tatyana de Alencar. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.
LABELLE, Brandon. Acoustic territoires: Sound, culture and everyday life. Londres; Nova Deli; Nova York; Sydney: Bloomsbury, 2010.
LATOUR, Bruno. Reassembling the social: an introduction to actor-network-theory. Oxford; Nova York: Oxford University Press, 2007.
LEVI-STRAUSS, Claude. O cru e o cozido. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
OBICI, Giuliano Lamberti. Condição da escuta: mídias e territórios sonoros. Rio de Janeiro: 7 Letras,
OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves; TOFFOLO, Rael Bertarelli Gimenes. Princípios de fenomenologia para a composição de paisagens sonoras. Opus, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 98-112, jun. 2008. Disponível em: <http://www.anppom.com.br/revista>. Acesso em: 03/11/2017.
OLIVEIRA, Juliano de; SOUZA, Rodolfo Coelho de. O uso da música eletroacústica no cinema durante a primeira metade do século XX: exemplificado no caso de O Planeta Proibido (1956). Música Hodie, Goiânia, v.14, n.1, p. 122-136, 2014. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/32929/17482>. Acesso em: 03/11/2017 DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v14i1.32929
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 63a ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 1992. . Memórias do Cárcere. 44a Ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
ROCHA, Adriano Medeiros da. A busca de sons ao redor: uma análise fílmica auditiva. Revista de Audiovisual Sala 206, Vitória, n. 3, p. 1-15, dez/2013. Disponível em: <http://repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6187/1/ARTIGO_BuscaSonsRedor.pdf>. Acesso em: 03/11/2017.
SADIER, Darlene J. Nelson Pereira dos Santos. Campinas: Papirus, 2012.
SALEM, Helena. Nelson Pereira dos Santos: o sonho possível do cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 1987.
SANTOS, Fátima Carneiro dos. Por uma escuta nômade: a música dos sons da rua. São Paulo: EDUC, 2002.
SANTOS, Nelson Pereira dos. Nelson Pereira dos Santos: resistência e esperança de um cinema. Entrevista concedida a Paulo Roberto Ramos. Estudos Avançados, São Paulo, v. 59, n. 21, p. 323- 352, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 40142007000100026>. Acesso em: 03/11/2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142007000100026
______. Entrevista com Nelson Pereira dos Santos. In: GUERRINI JÚNIOR, Irineu. A música no cinema brasileiro: os inovadores anos sessenta. São Paulo: Terceira Margem, 2009. p. 217-222.
______. Entrevista a Gerald O'Grady (1995). In: SADIER, Darlene J. Nelson Pereira dos Santos. Campinas: Papirus, 2012. p. 131-149.
SCHAEFFER, Pierre. Tratado dos objetos musicais. México: Alianza Editorial, 1988. SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
______. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
STERNE, Jonathan. The audible past: cultural origins of sound reproduction. Duke University Press: Londres, Durham, 2003. DOI: https://doi.org/10.1515/9780822384250
VASCONCELOS NETO, Augusto. Estética da ausência em Vidas Secas (BRA, 1963): linguagem, mídia e cultura. Dissertação (Mestrado). Pós-Graduação em Comunicação. Faculdade de Comunicação, Educação e Turismo da Universidade de Marília. Marília, 2007.
VIANY, Alex. Introdução ao cinema brasileiro. 3a. ed. Rio de Janeiro: Revan, 1993.
XAVIER, Ismail. Prefácio. In: ROCHA, Glauber. Revisão crítica do cinema brasileiro. São Paulo: Cosac &
Naify, 2003. p. 7-31.
FILMES
A Terceira Margem do Rio. SANTOS, Nelson Pereira dos (Dir.). Rio de Janeiro; Paracatu: Regina Filmes Ltda, 1993. DVD, 96min, sonoro, colorido.
Azyllo Muito Louco. SANTOS, Nelson Pereira dos (Dir.). Parati: Nelson Pereira dos Santos Produções Cinematográficas, 1970. DVD, 100min, sonoro, colorido.
Geraldo José: o som sem barreira. SAMPAIO, André (Dir.). Rio de Janeiro: Ministério da Cultura, 2003. Imagem digital, 53min, sonoro, colorido. Disponível em: https://vimeo.com/126390898. Acesso em: 26 out. 2016.
Jubiabá. SANTOS, Nelson Pereira dos (Dir.). Rio de Janeiro: Regina Filmes; S.F.P. - Societé Française de Production, 1987. DVD, 100 min, sonoro, colorido.
Mandacaru Vermelho. SANTOS, Nelson Pereira dos (Dir.). Rio de Janeiro: Regina Filmes Ltda, 1961. DVD, 80min, sonoro, preto e branco.
Memórias do Cárcere. SANTOS, Nelson Pereira dos (Dir.). Rio de Janeiro: Produções Cinematográficas L. C. Barreto; Regina Filmes, 1984. DVD, 173min, sonoro, colorido.
O Amuleto de Ogum. SANTOS, Nelson Pereira dos (Dir.). Rio de Janeiro: Regina Filmes Ltda.;
Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A, 1974. DVD, 112min, sonoro, colorido.
Tenda dos Milagres. SANTOS, Nelson Pereira dos (Dir.). Rio de Janeiro: Regina Filmes, 1977. DVD,
min, sonoro, colorido.
Vidas Secas. SANTOS, Nelson Pereira dos (Dir.). Rio de Janeiro: Herbert Richards, 1963. DVD, 103min, sonoro, preto e branco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Tatyana de Alencar Jacques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.