Sonata n.1 para piano de Edino Krieger – Análise formal e motí­vica do primeiro movimento

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Autores

  • Keisy Peyerl Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Guilherme Sauerbronn Barros Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2143

Resumo

O presente trabalho é decorrente de uma pesquisa em ní­vel de mestrado e tem caracterí­sticas de cunho artí­stico e acadêmico, tendo como propósito construir uma análise do primeiro movimento da Sonata n.1 para piano de Edino Krieger (1928 -), compositor catarinense reconhecido nacional e internacionalmente. Sua obra vem sendo cada vez mais objeto de interesse de intérpretes e musicólogos. O texto analí­tico foi elaborado tendo como principal referência o trabalho de Rudolph Réti, The Tematic Process in Music (1951), além de trazer conceitos oriundos de Schoenberg (1996) e Caplin (1998) A partir da análise da Sonata n.1 foram discutidas implicações interpretativas de aspectos estruturais e formais da obra.

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Biografia do Autor

Keisy Peyerl, Universidade do Estado de Santa Catarina

Keisy Peyerl é formada em piano pela EMBAP - Escola de Música e Belas Artes do Paraná e é mestranda na área de Práticas Interpretativas na UDESC. E-mail: keisypeyerl@hotmail.com.br

Guilherme Sauerbronn Barros, Universidade do Estado de Santa Catarina

Guilherme Sauerbronn é doutor em musicologia pela UNIRIO e mestre em piano pela UFRJ. É professor associado na UDESC, onde atua como professor de piano e análise musical na graduação e na pós-graduação e orienta trabalhos de mestrado nas áreas de práticas interpretativas e musicologia. E-mail: guisauer@gmail.com

Referências

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Publicado

01.06.2017

Como Citar

Peyerl, K., & Barros, G. S. (2017). Sonata n.1 para piano de Edino Krieger – Análise formal e motí­vica do primeiro movimento. Revista Vórtex, 5(2), 1–23. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2143

Edição

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Artigos

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