Ascensão e queda do Programa Mais Educação: a música na proposta de educação (em tempo) integral

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Autores

  • Maura Penna Universidade Federal da Paraí­ba

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2139

Resumo

Este artigo constitui o produto final da pesquisa Música no Programa Mais Educação em Escolas Públicas da Grande João Pessoa, desenvolvida entre dezembro de 2013 a dezembro de 2016 pelo Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Educação, da Universidade Federal da Paraí­ba, sob nossa coordenação. Exploramos, aqui, especialmente os dados derivados dos grupos focais, de fontes documentais e das entrevistas com a equipe de coordenação do programa no Ministério da Educação, apresentando uma discussão sobre as contribuições do programa para a ampliação da presença da música nas escolas de educação básica e os seus limites enquanto polí­tica educacional, limites estes evidenciados por sua trajetória de crescimento, redirecionamento e posterior cancelamento.

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Biografia do Autor

Maura Penna, Universidade Federal da Paraí­ba

Maura Penna - Graduada em Música (Bacharelado e Licenciatura) e Educação Artí­stica pela Universidade de Brasí­lia. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraí­ba. Doutora em Linguí­stica pela Universidade Federal de Pernambu-co. Atualmente é Professora Adjunto IV do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraí­ba, atu-ando na licenciatura em música e no Programa de Pós-Graduação em Música (mestrado e doutorado) e coordenando o Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Educação. Autora dos livros Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educa-ção e música (Sulina, 2015) e Música(s) e seu ensino (Sulina, 2015 – 2ª edição revista, 3ª reimpressão), além de diversos artigos sobre educação musical, ensino das artes, música e cultura, publicados em periódicos cientí­ficos, coletâneas e anais de congressos. E-mail: maurapenna@gmail.com

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Publicado

01.06.2017

Como Citar

Penna, M. (2017). Ascensão e queda do Programa Mais Educação: a música na proposta de educação (em tempo) integral. Revista Vórtex, 5(2), 1–25. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.2.2139

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