A Rádio e o Surgimento da Música Eletroacústica na Europa e no Brasil
Visualizações: 99DOI:
https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1325Resumo
O presente artigo realizou uma retrospectiva histórica do início da música eletroacústica e de sua transformações frente a recepção desta pelo ouvinte, face as novas tecnologias da época. Para tanto, buscou-se estabelecer um paralelo entre o surgimento desta arte na Europa e no Brasil através da investigação do papel da rádio em seu desenvolvimento. A metodologia desse trabalho consiste na pesquisa documental e bibliográfica sobre o tema.Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reproduzierbarkeit. Frankfurt: Gesammelte Schriften, p. 431–508, 1936.
DUPRAT, R. et al. Manifesto Música Nova. Revista de Arte de Vanguarda Invenção, nº 3, São Paulo, SP, p. 5-6, 1963.
EIMERT, Herbert. Musique Électronique. La Revue Musicale, Nr. 236, p. 45-49, 1957. Apud MENEZES, 2009.
GRUPO MÚSICA VIVA. Manifesto 46: Declaração de Princípios. Música Viva, Rio de Janeiro, RJ, nº 12, p. 3-6, jan. 1947.
GRUPO MÚSICA VIVA. Manifesto Música Viva / Declaração de Princípios. Revista Paralelos, São Paulo, SP, Nr. 5, p. 49-51, jun. 1947.
IAZZETTA, Fernando. Música e Mediação Tecnológica. São Paulo: Perspectiva-Fapesp, 2009.
MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. 6ª Edição, Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 2005.
MAUÉS, Igor Lintz. Electroacoustic Music in Brazil. Disponível em: <http://wayback.archive.org/web/20131215223332/http://luiz.host.sk/musica/textos/igor.html>. Acesso em: 4 jan. 2016.
MENEZES, Flo (org.). Música Eletroacústica – História e Estéticas, 2. Ed. - São Paulo, SP, Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
MÚSICA UMA SOLUÇíO PSIQUIíTRICA. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 3ª feira, 8 de junho de 1971 Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=089842_08&pagfis=21040&pesq=&url=http://memoria.bn.br/docreader#>. Acesso em: 1 nov. 2016.
ORTIZ, Renato. A Moderna Tradição Brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PALOMBINI, Carlos. A Música Concreta Revisitada. Revista Eletrônica de Musicologia: Departamento de Artes da UFPR, v. 4, jun. 1999. Disponível em: <http://www.rem.ufpr.br/_REM/REMv4/vol4/art-palombini.htm>. Acesso em: 03 jan. 2016.
RODRIGUES, Henderson. Um Olhar na Composição Musical: A Atual Música Eletroacústica no Brasil, Um Breve Olhar. Disponível em: <https://hendersonpessoal.wordpress.com/2015/03/08/musica-eletroacustica-no-brasil/>. Acesso em: 3 jan. 2016.
THOMPSON, Emily. Machines, Music, and the Quest for Fidelity, The Musical Quarterly: Marketing the Edison Phonograph in America 1877-1925. Oxford Journals, v.79, n.1. DOI: https://doi.org/10.1093/mq/79.1.131
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Fliblio Ferreira Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.