A utilização do texto no processo composicional de Erwartung Op.17 de Arnold Schoenberg

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Autores

  • Eder Wilker Borges Pena Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1315

Resumo

O seguinte artigo buscou determinar quais foram as implicações da junção entre o texto e música e de que forma o texto ditou, determinou ou auxiliou o processo de composição musical em uma peça atonal e atemática de grande porte. Apoiado na contextualização histórica, na análise da bibliografia existente e na análise musical da obra, foi realizado uma explanação acerca dos aspectos simbióticos entre as duas linguagens que constituí­ram os elementos estruturais essenciais para o processo de composição da obra.

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Biografia do Autor

Eder Wilker Borges Pena, Universidade Estadual Paulista

Mestrando em Música na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) sob a orientação da Profa. Dra. Lia Vera Tomás, com a qual realiza pesquisa sobre os aspectos humorí­sticos na obra de Erik Satie. Bacharel em Música - Habilitação em Instrumento (Violão) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde, sob a orientação do Prof. Dr. Celso Luiz de Araujo Cintra, realizou pesquisas acerca da relação entre texto e música e, também, sobre problemas estéticos da Música Eletroacústica.

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Publicado

31.10.2016

Como Citar

Pena, E. W. B. (2016). A utilização do texto no processo composicional de Erwartung Op.17 de Arnold Schoenberg. Revista Vórtex, 4(2), 1–36. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1315

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