Mazurka-Choro na trajetória de Villa-Lobos Lembrança e ressignificação

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Autores

  • Lurian José Reis da Silva Lima Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.1018

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem etnomusicológica da Mazurka-Choro no contexto da trajetória artí­stica e social de seu compositor, Heitor Villa-Lobos. Tendo como fundamento uma análise formal e harmônica da peça bem como uma pesquisa bibliográfica e documental acerca da trajetória de Villa-Lobos, procura-se refletir sobre o processo de ressignificação por que passou a Mazurka-Choro entre o surgimento de sua ideia inicial, em 1911, e sua publicação em 1955 como primeiro movimento da Suí­te Popular Brasileira.

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Biografia do Autor

Lurian José Reis da Silva Lima, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em violão pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, atualmente é mestrando em Etnomusicologia pela Universidade Federal do Paraná sob a orientação do Prof. Dr. Edwin Pitre-Vásquez.

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Publicado

31.05.2016

Como Citar

Lima, L. J. R. da S. (2016). Mazurka-Choro na trajetória de Villa-Lobos Lembrança e ressignificação. Revista Vórtex, 4(1), 1–25. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.1.1018

Edição

Seção

Artigos

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