PARA QUE SERVE A LITERATURA?
Notas sobre o ensino da literatuta literária em contextos escolares a partir do filme “EL SUPLENTE” (2022)
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.8987Resumo
Apresenta-se problematização acerca do ensino da literatura literária em contextos escolares, tomando como ponto de partida o filme “El suplente” (O substituto), de 2022, dirigido por Diego Lerman. Para isso, recorre-se a bibliografias atinentes, em especial ao ensino da literatura. Toma-se como mote para problematização a pergunta central do filme realizada pelo professor Lucio (interpretado por Juan Minujín), qual seja, “Para que serve a literatura?”, para problematizar um dos principais desafios docentes para o ensino da literatura para determinados setores dos discentes, cujas atitudes podem ser sintetizadas numa espécie de bordão recorrente entre integrantes desse segmento: para que serve esse conteúdo? Partindo de apontamentos de Antonio Candido e Nuccio Ordine, a pergunta “para que serve a literatura?” pode suscitar uma expressiva variedade de posicionamentos, cuja validade dependerá, dentre outros fatores, das concepções de literatura, de educação e de mundo, tanto de quem pergunta quanto de quem responde a esse questionamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-06-27 (3)
- 2024-06-27 (2)
- 2024-06-26 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Art&Sensorium
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).