PARA QUE SERVE A LITERATURA?
Notas sobre o ensino da literatuta literária em contextos escolares a partir do filme “EL SUPLENTE” (2022)
DOI:
https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.8987Palavras-chave:
Literatura, Educação, CinemaResumo
Apresenta-se problematização acerca do ensino da literatura literária em contextos escolares, tomando como ponto de partida o filme “El suplente” (O substituto), de 2022, dirigido por Diego Lerman. Para isso, recorre-se a bibliografias atinentes, em especial ao ensino da literatura. Toma-se como mote para problematização a pergunta central do filme realizada pelo professor Lucio (interpretado por Juan Minujín), qual seja, “Para que serve a literatura?”, para problematizar um dos principais desafios docentes para o ensino da literatura para determinados setores dos discentes, cujas atitudes podem ser sintetizadas numa espécie de bordão recorrente entre integrantes desse segmento: para que serve esse conteúdo? Partindo de apontamentos de Antonio Candido e Nuccio Ordine, a pergunta “para que serve a literatura?” pode suscitar uma expressiva variedade de posicionamentos, cuja validade dependerá, dentre outros fatores, das concepções de literatura, de educação e de mundo, tanto de quem pergunta quanto de quem responde a esse questionamento.
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Filmografia
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Pro dia nascer feliz. Direção, Edição e Roteiro: João Jardim. Produção: Flávio R. Tambellini, João Jardim. Fotografia: Gustavo Habra. Música: Dado Villa-Lobos. Som: Herlon Alencar, Aluisio Compasso. Brasil: Tambellini Filmes, 2006 (89 min.).
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