Esta é uma versão desatualizada publicada em 2024-06-26. Leia a versão mais recente.

PARA QUE SERVE A LITERATURA?

Notas sobre o ensino da literatuta literária em contextos escolares a partir do filme “EL SUPLENTE” (2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.8987

Resumo

Apresenta-se problematização acerca do ensino da literatura literária em contextos escolares, tomando como ponto de partida o filme “El suplente” (O substituto), de 2022, dirigido por Diego Lerman. Para isso, recorre-se a bibliografias atinentes, em especial ao ensino da literatura. Toma-se como mote para problematização a pergunta central do filme realizada pelo professor Lucio (interpretado por Juan Minujín), qual seja, “Para que serve a literatura?”, para problematizar um dos principais desafios docentes para o ensino da literatura para determinados setores dos discentes, cujas atitudes podem ser sintetizadas numa espécie de bordão recorrente entre integrantes desse segmento: para que serve esse conteúdo? Partindo de apontamentos de Antonio Candido e Nuccio Ordine, a pergunta “para que serve a literatura?” pode suscitar uma expressiva variedade de posicionamentos, cuja validade dependerá, dentre outros fatores, das concepções de literatura, de educação e de mundo, tanto de quem pergunta quanto de quem responde a esse questionamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Rodrigues da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Graduado em Ciências Sociais e Pedagogia (ambos pela UNESP). Possui Mestrado e Doutorado em Educação (ambos pela UNESP). Desenvolve pesquisas sobre Educação Inclusiva, formação de professores e leituras na Graduação. Integra o Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia.

Agnes Iara Domingos Moraes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Paranaíba)

Doutora em Educação, com período sanduíche na Universidad de Salamanca - Espanha, Mestre em Educação, Especialista em Atendimento Educacional Especializado: área da Deficiência Intelectual e Graduada em Pedagogia com Habilitação em Deficiência Intelectual, todos pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marília. Pós-doutoranda pela Universidade de Santiago de Compostela - Espanha. Professora e pesquisadora da UEMS. Desenvolve pesquisas sobre história da educação rural, educação do campo, educação inclusiva e formação de professores. É autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados em periódicos acadêmico-científicos nacionais e internacionais

Downloads

Publicado

2024-06-26

Versões

Edição

Seção

Artigos