“¿PARA QUÉ SIRVE LA LITERATURA?”: NOTAS SOBRE LA ENSEÑANZA DE LITERATURA EN CONTEXTOS ESCOLARES A PARTIR DE LA PELÍCULA “EL SUPLENTE” (2022)

Notas sobre o ensino da literatuta literária em contextos escolares a partir do filme “EL SUPLENTE” (2022)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.8987

Resumen

Se presenta una problematización sobre la enseñanza de la literatura literaria en contextos escolares, tomando como punto de partida la película “El suplente”, de 2022, dirigida por Diego Lerman. Para ello, se recurre a bibliografías pertinentes, especialmente relacionadas con la enseñanza de la literatura. Se toma como eje de la problematización la pregunta central realizada por el profesor Lucio (interpretado por Juan Minujín) en la película: “¿Para qué sirve la literatura?”. Esto permite abordar uno de los principales desafíos docentes en la enseñanza de la literatura para ciertos sectores de los estudiantes, cuyas actitudes pueden resumirse en una especie de lema recurrente entre los miembros de este segmento: ¿para qué sirve este contenido? A partir de las reflexiones de Antonio Candido y Nuccio Ordine, la pregunta “¿para qué sirve la literatura?” puede generar una amplia variedad de posiciones, cuya validez dependerá, entre otros factores, de las concepciones sobre literatura, educación y mundo, tanto de quien formula la pregunta como de quien la responde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Ferreira Leal, Universidade Estadual do Paraná

Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Paranavaí). Graduada em Letras (Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Assis), tem Mestrado em Letras (Universidade Estadual de Londrina) e Doutorado em Literatura e vida social (UNESP). É professora e pesquisadora da UNESPAR. Tem experiência na área de Literatura, com pesquisa nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, ensino de literatura, formação do leitor literário, literatura clássica e contemporânea. Possui Pós-doutorado em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras, UNESP e desenvolveu estágio de Doutorado Sanduíche, com bolsa CAPES, junto à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real, Portugal. Integra os grupos de pesquisa GELLE (Grupo de pesquisa em língua, literatura e ensino) e NIPELL (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura). É autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados em periódicos acadêmico-científicos nacionais e internacionais. Paranavaí, Paraná, Brasil.

Cláudio Rodrigues da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Graduado em Ciências Sociais e Pedagogia (ambos pela UNESP). Possui Mestrado e Doutorado em Educação (ambos pela UNESP). Desenvolve pesquisas sobre Educação Inclusiva, formação de professores e leituras na Graduação. Integra o Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia.

Agnes Iara Domingos Moraes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Paranaíba)

Doutora em Educação, com período sanduíche na Universidad de Salamanca - Espanha, Mestre em Educação, Especialista em Atendimento Educacional Especializado: área da Deficiência Intelectual e Graduada em Pedagogia com Habilitação em Deficiência Intelectual, todos pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marília. Pós-doutoranda pela Universidade de Santiago de Compostela - Espanha. Professora e pesquisadora da UEMS. Desenvolve pesquisas sobre história da educação rural, educação do campo, educação inclusiva e formação de professores. É autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados em periódicos acadêmico-científicos nacionais e internacionais

Publicado

2024-06-26 — Actualizado el 2024-06-27

Versiones

Número

Sección

Artigos