“WHAT IS LITERATURE FOR?”: NOTES ON TEACHING LITERATURE IN SCHOOL CONTEXTS FROM THE FILM “EL SUPLENTE” (2022)

Notas sobre o ensino da literatuta literária em contextos escolares a partir do filme “EL SUPLENTE” (2022)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/sensorium.2024.11.8987

Abstract

A problematization is presented regarding the teaching of literary literature in school contexts, taking as a starting point the film “El suplente” (The substitute), from 2022, directed by Diego Lerman. For this, relevant bibliographies are used, especially the teaching of literature. The central question of the film asked by professor Lucio (played by Juan Minujín), which is, “What is literature for?”, is taken as a base for problematization, to problematize one of the main teaching challenges for teaching literature for certain sectors of students, whose attitudes can be summarized in a kind of recurring catchphrase among members of this segment: what is this content for? Based on notes from Antonio Candido and Nuccio Ordine, the question “what is literature for?” can give rise to a significant variety of positions, the validity of which will depend, among other factors, on the conceptions of literature, education and the world, both of those who ask and those who respond to this question.

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Author Biographies

Luciana Ferreira Leal, Universidade Estadual do Paraná

Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Paranavaí). Graduada em Letras (Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Assis), tem Mestrado em Letras (Universidade Estadual de Londrina) e Doutorado em Literatura e vida social (UNESP). É professora e pesquisadora da UNESPAR. Tem experiência na área de Literatura, com pesquisa nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, ensino de literatura, formação do leitor literário, literatura clássica e contemporânea. Possui Pós-doutorado em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras, UNESP e desenvolveu estágio de Doutorado Sanduíche, com bolsa CAPES, junto à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real, Portugal. Integra os grupos de pesquisa GELLE (Grupo de pesquisa em língua, literatura e ensino) e NIPELL (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura). É autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados em periódicos acadêmico-científicos nacionais e internacionais. Paranavaí, Paraná, Brasil.

Cláudio Rodrigues da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Graduado em Ciências Sociais e Pedagogia (ambos pela UNESP). Possui Mestrado e Doutorado em Educação (ambos pela UNESP). Desenvolve pesquisas sobre Educação Inclusiva, formação de professores e leituras na Graduação. Integra o Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia.

Agnes Iara Domingos Moraes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Paranaíba)

Doutora em Educação, com período sanduíche na Universidad de Salamanca - Espanha, Mestre em Educação, Especialista em Atendimento Educacional Especializado: área da Deficiência Intelectual e Graduada em Pedagogia com Habilitação em Deficiência Intelectual, todos pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marília. Pós-doutoranda pela Universidade de Santiago de Compostela - Espanha. Professora e pesquisadora da UEMS. Desenvolve pesquisas sobre história da educação rural, educação do campo, educação inclusiva e formação de professores. É autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados em periódicos acadêmico-científicos nacionais e internacionais

Published

2024-06-26 — Updated on 2024-06-27

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Artigos