Área do Triângulo

uma abordagem de ensino através da Resolução de Problemas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.9946

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de parte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo é investigar as contribuições da implementação da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas no ensino do conceito de área do triângulo, com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa e com abordagem de investigação-ação, coletou dados por meio de observação participante, análise das resoluções dos estudantes, anotações da pesquisadora e transcrições das interações dos estudantes entre si e com a pesquisadora. A análise dos dados, de caráter descritivo, visa identificar e interpretar padrões e temas emergentes da prática pedagógica. Durante a pesquisa, os estudantes trabalharam na resolução de um problema que envolve a formulação de estratégias para o cálculo da área do triângulo. Os resultados indicam que a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas promove um entendimento mais profundo e crítico dos conceitos envolvidos, tornando os estudantes protagonistas de sua aprendizagem. Conclui-se que a implementação da Metodologia favorece a construção do conceito de área do triângulo e promove a valorização dos conhecimentos prévios. Apesar dos avanços, observou-se dificuldade na generalização de fórmulas, indicando a importância de um trabalho contínuo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Vanderlinde da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP).
Docente do Programa de Pós-graduação em Matemática em Rede Nacional na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Citas

ALLEVATO, N. S. G. Trabalhar através da resolução de problemas: possibilidades em dois diferentes contextos. Vidya Educação, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 209–232, 2014.

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: Por que através da resolução de problemas? In: Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Edição: 2. Jundiaí: Paco e Littera, 2021. p. 37–58.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Porto:Porto Editora, 336 p., 1994.

CAI, J.; LESTER, F. K. Por que o ensino com resolução de problemas é importante para a aprendizagem do aluno? Boletim GEPEM, n. 60, p. 147–162, 2012. Tradução: BASTOS, A. S. A. M.; ALLEVATO, N. S. G.

DREYFUS, T. Advanced mathematical thinking processes. In David Tall (Org.). (p. 25–41). Dordrecht: Kluwer, 1991.

MORAIS, R. S.; ONUCHIC, L. R. Uma abordagem histórica da resolução de problemas. In: Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Edição: 2. Jundiaí: Paco e Littera, 2021. p. 19–36.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. As conexões trabalhadas através da Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 1–14, 2019.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática, p. 73–98, 2011.

PEDUZZI, L. O. Q. Sobre a resolução de problemas no ensino da Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 229- 253, dez. 1997.

POSSAMAI, J.; ALLEVATO, N. S. G. Resolução de Problemas: o entendimento de professores de Ciências e Matemática em formação. Revista Pedagógica, v. 24, n. 1, p. 1–20, 2022.

SCHROEDER, T.; LESTER, F. K. Developing understanding in mathematics via problem solving. In: TRAFTON, P. R.; SHULTE A. P (Ed.). New directions for elementary school mathematics. Reston: NCTM, 1989. p. 31–42.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443–466, 2005.

VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: Formação de Professores e Aplicação em Sala de Aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 583 p. Tradução: Paulo Henrique Colonese.

VIEIRA, G.; ALLEVATO, N. S. G. Resolução de problemas em Educação Matemática e o desenvolvimento de habilidades de pensamento de ordem superior. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, v. 7, 15 p. 2021.

Publicado

2025-08-31

Cómo citar

Friedel, C., & Vanderlinde da Silva, A. (2025). Área do Triângulo: uma abordagem de ensino através da Resolução de Problemas . Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(34), 01–18. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.9946

Número

Sección

Relatos de Experiência