Equidade em uma sequência de ensino
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.9551Palavras-chave:
Equidade, Ensino Fundamental, Educação Matemática, Análise Textual DiscursivaResumo
O objetivo desta pesquisa é analisar as perspectivas de equidade de uma professora durante o planejamento e desenvolvimento de uma sequência de ensino sobre números decimais, após a realização de estudos sobre o tema. Como aporte teórico, tem-se a equidade na perspectiva dos princípios e normas do National Council of Teachers of Mathematics, as dimensões da equidade propostas por Gutiérrez, a estrutura teórica das relações de equidade para aprendizagem dos conceitos matemáticos proposta por Santana e Castro, e justiça social na perspectiva de Rawls. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, tendo como participante uma professora de Matemática que leciona no 6º ano do Ensino Fundamental, que participou de um processo formativo sobre equidade. O critério de escolha da professora foi participar de todos os encontros formativos e etapas da pesquisa. Os dados coletados são provindos de áudio e vídeo gravações de encontros do processo formativo e do planejamento e desenvolvimento da sequência de ensino. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise, realizando a categorização dos dados. As perspectivas da professora são expressas através de suas falas e atitudes em sala de aula, que consideraram trazer o contexto dos estudantes para a sala de aula, ofertar recursos variados para o processo de ensino, ajustar o ensino de acordo com as necessidades dos estudantes, e considerar relevante a ampliação da busca das realizações futuras dos estudantes. Estas ações auxiliaram na promoção da equidade durante o planejamento e desenvolvimento da sequência de ensino, contemplando as dimensões e relações da equidade, além de aspectos da justiça social.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. C.; SANTANA, E. R. S.; GUSMÃO, T. C. R. S. Prática Pedagógica Declarada por Professores de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 45, p. 1-19, 1 maio 2024.
CARRIJO, M. O Resgate do Poder Social da Matemática a partir da Educação Matemática Crítica: uma possibilidade na formação para a cidadania. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 3, n. 5, p. 248-270, 17 nov. 2014.
D'AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 8a edição. ed. Campinas-SP: Papirus, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GUTIERREZ, R. Context matters: How should we conceptualize equity in mathematics education? In: B. Herbel-Eisenmann; J. Choppin, D. Wagner; D. Pimm (Eds.). Equity in Discourse for Mathematics Education: Theories, Practices, and Policies, p. 17-33. (Mathematics Education Library; Vol. 55), 2012. Springer. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-94-007-2813-4_2 Acesso em: 20 jan. 2024.
KOESTLER, C. et al. Early Elementary Lessons to Explore, Understand, and Respond to Social Justice. 1 ed. Thousand Oaks, California: Corwin, 2022.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução de Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. 3 ed., Ijuí: Unijuí, 2016.
NCTM. Princípios e Normas para a Matemática Escolar. 2 ed. Tradução de Magda Melo. Associação de Professores de Matemática (APM), 2008.
RAWLS, J. Uma teoria da justiça. Tradução de Almiro Pisetta e Lenita M. R. Esteves. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
SANTANA, E. R. S. Adição e subtração: o suporte didático influencia a aprendizagem do estudante? Ilhéus: Editus, 2012.
SANTANA, E. R. S; CASTRO, J. B. Equidade e Educação Matemática: experiências e reflexões. Com a Palavra, o Professor, v. 7, n. 17, p. 79-98, 2022.
SKOVSMOSE, O. Educação crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. Tradução de Maria Aparecida Viggiani Bicudo. São Paulo: Cortez, 2007.
TOMAZ, V. S.; DAVID, M. M. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2021.
WHITAKER, M. C.; VALTIERRA, K. M. The dispositions for culturally responsive pedagogy scale. Journal for Multicultural Education, p. 10-24, vol. 12, n. 1, 2018. Emerald Publishing Limited. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JME-11-2016-0060. Acesso em: 14 fev. 2024.
YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Paranaense de Educação Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.







