A Educação matemática e as Ciências Humanas de Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.9471

Palavras-chave:

Ciências Humanas, Arqueológico, As palavras e as coisas, Educação Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições do pensamento de Michel Foucault para a Educação Matemática, especialmente a partir da obra As Palavras e as Coisas. O estudo apresenta um panorama dos principais momentos do pensamento foucaultiano — arqueológico, genealógico e ético — evidenciando como o sujeito moderno emerge no contexto das Ciências Humanas. Ainda traz conhecimentos relativos a tríplice relação entre Biologia, Economia e Filologia, fazendo uma ligação das três com a Matemática. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo de caráter teórico-filosófico, fundamentado na análise arqueológica e genealógica do discurso foucaultiano, sendo uma pesquisa bibliográfica. Os resultados evidenciam que o ensino matemático não pode ser compreendido apenas como uma prática técnica ou neutra, mas como parte de um sistema discursivo que forma e é formado por sujeitos historicamente situados. Conclui-se que a Matemática, quando analisada sob a ótica das Ciências Humanas, revela-se como prática cultural e histórica, capaz de integrar saberes e contribuir para a constituição de sujeitos críticos e autônomos. A perspectiva foucaultiana oferece, assim, instrumentos analíticos potentes para repensar as práticas educativas e abrir espaço para um ensino matemático mais significativo e conectado às realidades sociais dos aprendizes.

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Biografia do Autor

Osmilcy Feitosa, Universidade Estadual de Roraima

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática, Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Itamar Miranda da Silva, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Matemática, pela Universidade Federal do Acre (2001) , Especialização em Ensino de Matemática, pela Universidade Federal do Acre e Bacharelado em Direito também, pela Universidade Federal do Acre( 2010). Atualmente é Professor Associado I, do Centro de Educação, Letras e Artes atuando na Licenciatura em Matemática e em Pedagogia, bem como nos Programas de Pós Graduação: Mestrado Profissional em Ensino de Matemática e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Acre e no doutorado Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática-Reamec. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Trans(formar) que pequisa a formação do professor e do formador de professor em Ciências e Matemática; Gedim que pesquisa e estuda as condições e restrições sobre a difusão do saber matemático à luz da Didática da Matemática. Problemáticas que vem pesquisando: a relação do professor com o saber matemático; praxeologias do professor de matemática; formação de professores de matemática e Didática da Matemática com enfoque na Teoria Antropológica do Didático além das abordagens epistemológicas da Educação Matemática.

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

Feitosa, O., & Silva, I. M. da. (2025). A Educação matemática e as Ciências Humanas de Foucault. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(34), 01–15. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.9471

Edição

Seção

Artigos Científicos