A Educação matemática e as Ciências Humanas de Foucault
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.9471Palavras-chave:
Ciências Humanas, Arqueológico, As palavras e as coisas, Educação MatemáticaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições do pensamento de Michel Foucault para a Educação Matemática, especialmente a partir da obra As Palavras e as Coisas. O estudo apresenta um panorama dos principais momentos do pensamento foucaultiano — arqueológico, genealógico e ético — evidenciando como o sujeito moderno emerge no contexto das Ciências Humanas. Ainda traz conhecimentos relativos a tríplice relação entre Biologia, Economia e Filologia, fazendo uma ligação das três com a Matemática. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo de caráter teórico-filosófico, fundamentado na análise arqueológica e genealógica do discurso foucaultiano, sendo uma pesquisa bibliográfica. Os resultados evidenciam que o ensino matemático não pode ser compreendido apenas como uma prática técnica ou neutra, mas como parte de um sistema discursivo que forma e é formado por sujeitos historicamente situados. Conclui-se que a Matemática, quando analisada sob a ótica das Ciências Humanas, revela-se como prática cultural e histórica, capaz de integrar saberes e contribuir para a constituição de sujeitos críticos e autônomos. A perspectiva foucaultiana oferece, assim, instrumentos analíticos potentes para repensar as práticas educativas e abrir espaço para um ensino matemático mais significativo e conectado às realidades sociais dos aprendizes.
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