O uso estratégico do Desenho em Atividades de Modelagem Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.31.9224Resumo
O artigo tem como objetivo investigar como o uso do desenho pode colaborar para o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. O quadro teórico considera aspectos da modelagem matemática e seu uso nasala de aula, bem como elementos relativos ao uso do desenho como conhecimento estratégico. A investigação, de cunho qualitativo, refere-se a atividades de modelagem matemática desenvolvidas por estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados foi inspirada nos procedimentos da análise qualitativa de conteúdo. O processo analítico permite inferir que a busca por soluções para o problema definido em cada atividade foi mediada pelo conhecimento estratégico do uso de desenhos. Embora os estudantes tenham construído desenhos espontâneos, em alguns momentos foi a partir da intervenção da professora que essa construção se tornou eficiente para as demandas da atividade de modelagem. Resultados apontam que, classificados como situacionais ou como esboços, os desenhos construídos promovem ações em diferentes fases do desenvolvimento das atividades, sendo evidenciados processos cognitivos e metacognitivos subjacentes à construção do desenho. É possível concluir, portanto, que a introdução da modelagem matemática nos iniciais pode encontrar no uso estratégico do desenho um suporte para encorajar professor e estudantes.
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